Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Longevidade Saudável foi tema de palestra realizada pelo Programa Aquarela

por cindy lima Última modificação 2023-09-19T16:01:13-03:00

Neste último 18 de setembro, o Programa Aquarela do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Metodista de São Paulo, realizou mais uma “Tarde na Universidade”, que contou com a palestra da nutricionista especialista em longevidade saudável e diabetes, Jessica Gonçalves.  

Participantes compartilharam com a profissional o momento que começaram a sentir o envelhecer mudar a saúde e condição de vida, como a presença de Diabete, Hipertensão, aumento do abdômen e pele flácida. “Eu fiz essa pergunta porque eu percebo que muitos idosos confundem uma alteração que é natural do corpo, com um processo patológico, de doença”, comenta Jessica.  

A Nutricionista explica o que seriam os termos técnicos Senescência, que é o processo natural e saudável do corpo, e Senilidade, que é a presença da doença. “Com o processo de envelhecimento do corpo, a gente vai se tornando mais frágil, e se não cuidarmos dessa fragilidade, adoecemos. Mas nós não adoecemos por envelhecermos, mas por não sabermos lidar com mudanças, com as alterações que ocorreram com o corpo”, pontua. 

Quando a pessoa é jovem, o natural é o corpo aguentar determinadas rotinas, sejam elas esportivas ou de alimentação, mas uma pessoa idosa não consegue por conta que as necessidades do corpo mudaram. Jessica compartilha que é comum pacientes chegarem no consultório tratando o envelhecer como algo negativo, um reflexo cultural de uma sociedade que culta o novo e nega o velho. 

“É importante também falarmos que existem doenças que são características da terceira idade, mas não quer dizer que se eu envelhecer eu terei. Nem todo mundo tem Diabetes, Alzheimer, Parkinson, Obesidade e Pressão Alta”. 

O envelhecer saudável 

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria, grupo que estuda o envelhecimento e patologias da terceira idade, existem 4 tópicos importantes para o envelhecimento saudável, sendo elas alimentação adequada para uma qualidade de vida; atividade física constante; orçamento social presente e controle de doenças crônicas. 

Para uma alimentação saudável existem várias formas, mas quatro tópicos que Jessica apontou foram o consumo adequado de proteína, carboidratos e gorduras; consumo adequado de hortaliças e frutas; discutir o consumo de alimentos industrializados e suplementação.  

“As calorias de um pedaço de bolo equivalem a um kiwi, uma banana, laranja e uva. Não é que eu não deva comer, mas essas coisas não saciam. Comer as coisas que a gente gosta também é saúde, mas comer só o que a gente quer não é”, aponta.  

2.jpeg 4.jpeg

Reportar Erros