Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Juca Kfouri participa de aula magna do Jornalismo EAD

por Isadora Schmitt Caccia Última modificação 2021-08-17T15:41:40-03:00
Encontro on-line aconteceu na noite de 13 de agosto

A coordenação do curso de Jornalismo EAD promoveu aula magna do semestre com alunos de todos os períodos trazendo como convidado o jornalista Juca Kfouri. Ele abordou o tema "Minha vida de jornalista".

Juca falou de forma otimista sobre a profissão. "É muito frequente jornalistas mais experientes fazerem discurso pessimista sobre a carreira. De mim vocês não vão ouvir nada disso. Eu começaria tudo outra vez, assim como comecei aos 20 anos de idade na Editora Abril", declarou.

Ele também reiterou que não existe discurso neutro. "Todos somos frutos da nossa formação: de pai e mãe e do ambiente em que vivemos. O que é preciso buscar permanentemente é a imparcialidade ao dar uma notícia", explicou.

Kfouri contou histórias de onde trabalhou e falou sobre algumas pautas inesquecíveis. Juca já passou pela Revista Placar, ESPN, Playboy, CBN, SBT, Record, TV Globo, Folha de São Paulo, entre outros veículos de comunicação.

Juca Kfouri citou os conflitos éticos que o profissional acaba enfrentando e enfatizou a impossibilidade de o jornalista fazer publicidade. "Merchandising não é coisa para jornalista fazer. Nós sabemos somente 10% da verdade. Por que vou acrescentar mais um ingrediente? É absolutamente incompatível. É tão incompatível que me causa certo estupor que tal prática seja motivo de discussão entre jornalistas no Brasil".

Ao final da aula, os professores do curso coordenaram as perguntas dos alunos. "A presença do Juca foi muito importante para a aula magna. A fala dele traz luz para que os alunos vejam possibilidades. Ele começou de uma maneira muito positiva e sincera, dizendo sim que não é fácil, mas que é possível ter destaque de forma honesta. O jornalista pode viajar o mundo, produzir diversas matérias e não precisar se vender. Ele destacou que a Universidade Metodista de São Paulo é referência em comunicação. É um orgulho muito grande ter a oportunidade de coordenar este curso", disse Tassiane Boreli Pinato, coordenadora de Jornalismo EAD.

 

Reportar Erros