Intercambistas mostram Portugal pelos ângulos da logística, marketing, emprego e turismo
Portugal examinado sob os pontos de vista do turismo, da logística, do marketing e da empregabilidade, acompanhados dos respectivos cenários brasileiros, formou o painel de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da missão de estudos Brasil-Portugal realizada em outubro do ano passado. Nove alunos da Educação Metodista ficaram baseados no Instituto Politécnico da Guarda durante duas semanas para participar do curso Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade e o resultado da experiência foi apresentado na noite de 10 de março último no campus Vergueiro da Universidade Metodista de São Paulo, quando também houve entrega de certificados.
Uma reflexão sobre Turismo e Sustentabilidade como Meio Empreendedor foi mostrada por Silvia Beltrame, do curso de Ciências Biológicas da Unimep, ao narrar que o ecoturismo é a solução tanto para negócios econômicos quanto para ações turísticas sustentáveis, pois coloca como objetivo a educação ambiental dos visitantes. “Portugal trabalha muito o turismo histórico e tem preocupação com a proteção dos recursos”, disse.
Já Um Olhar de Marketing sobre o Turismo foi apresentado por Ticiany Orsogna, do curso de Marketing EAD da Umesp, e faz um paralelo entre Lisboa e Rio de Janeiro, que teriam como pontos em comum a hospitalidade, farta gastronomia, muitas localidades de visitação e destinos para quem quer morar. Mas o grupo vê como lacuna nas duas metrópoles a facilidade de acessar informações, visíveis apenas nos sites oficiais. Por isso, sugere o desenvolvimento de um app vinculado aos portais. “Lisboa é ruim de guias disponíveis no seu horário e língua, e o Rio tem problemas de violência. Um app informaria melhor sobre o turismo”, acentuou Ticiany.
Um Olhar de Gestão sobre Empregabilidade e Capital Intelectual foi o tema desenvolvido pelo grupo de Stephanie Santana, do curso de Gestão Inteligente da Umesp. Segundo pesquisou, Brasil e Portugal têm em comum ensinos técnicos que profissionalizam e abrem portas para cursos superiores, mas Portugal está perdendo a preservação da memória oral, em que novas gerações aprendem diretamente com os mais velhos. Stephanie citou exemplo da visita que fizeram a uma tecelagem de mantas numa aldeia, onde os proprietários não preparam sucessores e jovens migram para grandes cidades. “No Brasil temos o programa Jovem Aprendiz para introduzir adolescentes em uma profissão e, assim, dar continuidade a um negócio”, contrapôs.
Já o trabalho sobre Um Olhar da Logística de Brasil e Portugal mostrou que a centralidade geográfica do Porto de Lisboa é estratégica para a competitividade junto ao mercado europeu, enquanto Santos, o maior porto brasileiro, perde esse diferencial por estar no Sudeste. “O ideal seria colocar a estrutura de Santos em localidade mais central do Brasil, como Salvador, para atender satisfatoriamente também ao Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, apontou Rafael Ribeiro, do curso de Logística da Umesp. Por outro lado, o aeroporto de Lisboa ostenta os piores atrasos da Europa, enquanto Guarulhos ganhou eficiência com a recente expansão, mostrou o grupo, que elogiou o bom transporte público português e o incentivo dado ao uso de bikes e patinetes em Lisboa.
As pesquisas foram elogiadas pelos professores que acompanharam o grupo, Valéria Calipo e Carlos Eduardo Santi, respectivamente de Gestão de RH e de Engenharias da Computação e Eletrônica, que também deram aulas durante a missão. Tanto a diretora do campus Vergueiro quanto a gerente de Relações Internacionais da Metodista, professoras Alessandra Zambone e Vanessa Martins, falaram da importância dos intercâmbios escolares para enriquecimento cultural e de conhecimentos, além do networking global.
Participaram da última missão em Portugal Carlos Eduardo Santos Rezende (Gestão de Negócios, Izabela Hendrix-MG), Hugo Nogueira Nobre, Ítalo Ferreira Matos e Rafael Soto Ribeiro (Logística, Umesp), João Carlos Guedes (Educação Física, Izabela Hendrix-MG), Silvia de Lima Beltrame (Ciências Biológicas, Unimep Piracicaba), Stephanie Lima Santana (Gestão Inteligente, Umesp), Ticiany Orsogna (Marketing, Polo Santos Umesp), Wagner Nascimento Gonçalves (Gestão Estratégica de Pessoas e Osicologia Organizacional, Umesp).
Veja mais imagens do encontro.
Leia mais: Intercâmbio em Portugal destaca estudos sobre Empreendedorismo Sustentável e Capital Intelectual