Indígena Alceris Terena participa de aula do curso de Pedagogia EAD
O curso de Pedagogia da Educação a Distância Metodista criou neste semestre a disciplina Educação do Campo, Indígena e Quilombola. O envolvimento e interesse dos estudantes pelo tema foi significativo e, dentro deste contexto, a estudante Juliana Brito Vieira Dias levou um representante da cultura Terena, Alceris Terena, para uma fala sobre a Educação.
Ele contou aos alunos um pouco sobre a vida pessoal e relatou que saiu da aldeia aos cinco anos de idade junto com a família, pois seu pai considerava muito importante aprender a língua portuguesa. Alceris enfatizou que a língua materna Terena anda de mãos dadas com o português.
O indígena também contou que estudou o Ensino Fundamental e Médio na cidade e depois decidiu retornar para ajudar seu povo. Os indígenas saem para a vida acadêmica e depois retornam para dar apoio e ensinar os que ficam. O povo Terena tem mais de 120 anos e é um dos primeiros a dar esse passo em direção à multiculturalidade.
"É importante ter um olhar diferenciado nas singularidades do aprendizado no Campo Indígena. Cada povo tem suas especificidades", declarou Alceris Terena. Ele compartilhou também que Prefeitura e governo auxiliam e apoiam a jornada de aprendizado.