Grupo de Pesquisa Paulo Freire entrevista professor da Universidade de Lisboa
O Grupo de Pesquisa Paulo Freire do Programa de Pós-graduação em Educação realizou uma entrevista com o professor Joaquim Melro, da Universidade de Lisboa. A programação aconteceu no dia 23 de fevereiro.
Melro relatou durante a entrevista sobre o trabalho que desenvolve em Portugal em prol da valorização das comunidades surdas, dando-lhes poder e voz. Seus estudos e pesquisas sobre o tema, fundamentados no pensamento de Paulo Freire, objetivam contribuir com uma educação crítico-transformadora, para a construção de cenários educativos e sociais mais equitativos e inclusivos.
“A escola transformadora combate atitudes preconceituosas, reconhece a diversidade, promove adequação dos currículos, transformando-se em um espaço de criatividade e alegria, tornando-se mais democrática. A humanidade perde muito quando caminha para o extremismo, para a segregação e alienação. Urge superar a visão mágica ou fatalista do mundo em prol de uma visão crítica para a compreensão dialética dos conflitos. O ser humano, histórico, inacabado e com vocação ontológica para ser mais, pode construir sua consciência crítica em contextos escolares nos quais o ato educativo se constitui em encontro de saberes, de visões de mundo, de culturas, para uma educação libertadora", declarou Joaquim Melro.