Gratidão e esperança marcam mensagens do Culto de Natal 2022 da Educação Metodista
Mais um momento de gratidão e louvor reuniu toda a Educação Metodista no tradicional Culto de Natal, este ano celebrado presencialmente no campus da Universidade Metodista de São Paulo e transmitido para toda a rede na manhã de 16 de dezembro. Reconhecimento pelas ações benéficas de Deus em outro ano que se encerra foi a ênfase da celebração, assim como a conclamação para que ninguém desista da missão como cristão.
“O propósito de estarmos neste culto, que não se encerra em si próprio, é a mensagem de como servimos com nossos dons à igreja e à educação. A exemplo dos homens que atravessaram o Oriente para adorar o menino Jesus, também temos desertos e tempestades na vida e devemos ser persistentes”, resumiu o bispo Marcos Antônio Garcia com a leitura do Evangelho de Matheus, capítulo 2, versículo 1.
Segundo afirmou, cada homem e mulher é desafiado na missão cristã e deve expressar esperança e amor, além de agradecer. “Gratidão é exercício e precisamos exercitá-la, porque temos dificuldade de agradecer”, encorajou.
Intencionalidade
Promovido pela Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitária (CONAPEU), o culto foi conduzido pela pastora Márcia Célia Pereira, do IEP, que ressaltou ser o Natal tempo de vida, “e temos que continuar nesses passos”. A oração final coube à presidente do Conselho Superior de Administração do COGEIME (CONSAD), pastora Luciana Campos de Oliveira Dias, que citou a superação em 2022 de muitos obstáculos pela Educação Metodista, “vencidos porque cremos em um Deus que é poderoso”.
Pastora Luciana agradeceu a todos os colaboradores da rede pelas conquistas e disse que a palavra que vai guiar a Educação Metodista em 2023 é “intencionalidade”. Pediu para que todos continuem no que chamou de "andar coletivo".
Reflexão e agradecimento também marcaram os cânticos da celebração de Natal, executados por funcionários e músicos da Pastoral Escolar e Universitária guiados ao violão pelo pastor Wesley Teixeira. O setor de Artesanatos do Núcleo de Arte e Cultura da UMESP apresentou-se com Declaração de Fé, seguido de momentos de louvor com Nasce Jesus e Nas Estrelas, acompanhados de toda a plateia de funcionários e docentes que lotaram o Auditório Sigma.
Ao final, todos foram convidados a dar o abraço da paz. Durante a cerimônia foram acendidas as velas do Advento.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 16/12/2022