Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Global Campus fala do “novo normal” do cotidiano com a covid-19

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2020-05-06T11:48:44-03:00
Programa foi feito da casa de universitários de nove países, incluindo a Metodista

Participação ampliada para nove países e uma produção diferenciada, com o ambiente doméstico fazendo as vezes de estúdio, moldaram o último Global Campus de 20 de abril passado. A pauta, naturalmente, foi o assunto do momento, o novo coronavírus, explorando o que se denominou “novo normal” no cotidiano a partir do distanciamento social adotado em todo o mundo. Da Universidade Metodista de São Paulo participaram alunos do 3º semestre do curso de Rádio, TV e Internet.

Além dos integrantes natos do Global Campus (Canadá, Hong Kong, Israel e Brasil), o programa contou com apresentações vindas da Rússia, Holanda, Taiwan, Estados Unidos e Austrália. A coordenação do trabalho pediu para que todos compartilhassem histórias e experiências parecidas.

“As pautas específicas eram religião, relacionamentos, aniversários, o que cada aluno como cidadão faz dentro da situação do coronavírus, como cada país está reagindo e formas de conseguirmos alimentos sem sair de casa. Também debatemos como pessoas da área de entretenimento estavam reagindo e programações que estavam sendo canceladas que cada aluno gostaria de participar, porém não poderá mais”, conta a aluna Laura Bento.

Os relatos passaram por sentimentos de incerteza e medo, mas também mostraram como são similares, concluindo que se deve pensar positivo e que todos os seres humanos estão juntos, segundo Laura.

Trabalho em equipe

O Global Campus Network é um projeto de colaboração internacional que conecta universitários ao redor do mundo para criar exibições on-line, contar histórias e realizar entrevistas. Estudantes têm a oportunidade de colocar opiniões, demonstrar suas perspectivas e aprender com a discussão das diferenças e similaridades culturais. A Metodista é a única representante na América do Sul. Como sempre ocorre, é ao vivo e transmitido de um estúdio, porém os alunos se ajustaram ao isolamento recomendado com a pandemia e produziram um programa gravado em suas casas.

“Para isso, nosso ensaio e comunicação foram fundamentais para um programa bem feito, além do trabalho em equipe de cada país. No caso aqui do Brasil, nossa equipe se modelou ao coronavírus para manter uma produção de excelência”, acrescenta Laura Bento.

O período de adaptação começou pela reorganização da equipe em suas casas e criação da pauta em conjunto com todos os países participantes. A equipe do Canadá fez um pequeno script a partir do que foi narrado sobre experiências pessoais e como cada país estava se comportando com o novo coronavírus. “O Global Campus é uma ótima experiência e a interação com outros países é fantástica, todos muito simpáticos e abertos. É uma ótima prática para o curso e até mesmo linguística e social. O trabalho em equipe te prepara para o futuro e te habilita a ter um currículo mais abrangente, além da ótima e divertida experiência”, descreve Laura.

Acompanhe o programa aqui.

Participaram desta edição Lucas Moreno Faria, Vitor Conceição e Leonardo Beltrão (editores), Isabelle Alves, João Gabriel, Caroline Costa, Naiade Alves e Isabella Garcia (direção), Nathalia Piccoli (produção), Laura Bento e Tamiris Carvalho (reportagem), Gabriella Fakih e Camila de Paula (pesquisa), Larissa Rocha (roteiro) e Daniel Lugo (assistente de direção).

Reportar Erros