Formandos em Comex projetam internacionalização de totens, autopeças cromadas e embalagens de papelão
Totens para autoatendimento, autopeças cromadas e embalagens em papelão ondulado foram os produtos contemplados com Planos de Negócios para Internacionalização pela turma de ADM-Comércio Exterior concluinte do primeiro semestre de 2021. Os formandos confeccionaram projetos a partir de uma seleção de empresas de pequeno e médio porte obtidas do próprio networking dos alunos e pesquisas em entidades empresariais do Grande ABC, vivenciando exatamente o que ocorre no dia-a-dia de organizações que desejem atuar com exportação-importação.
“Normalmente, exportamos o que produzimos com maior eficiência, que é nosso core business, e importamos o que outros países conseguem fazer de melhor ou de quantidade com seus produtos. O resultado desse processo é a obtenção de ganhos financeiros e o suprimento das demandas do mercado interno e externo”, afirma professor Jeferson dos Santos, orientador dos alunos.
O Trabalho de Conclusão de Curso consistiu em analisar a viabilidade de internacionalizar empresas de pequeno e médio portes mediante estudos e avaliações da mercadoria, preço e mercado, bem como a utilização dos conceitos e fundamentos micro e macroeconômicos abordados durante o curso. Entre esses conceitos estão agenciamento de cargas internacionais, cotações e mercados de câmbio, logística internacional de transportes e até marketing internacional para adaptar as mercadorias às culturas locais.
“Para o setor empresarial, o comércio internacional é visto como grande estratégia de marketing, fortalecendo a marca tanto para ganhar vantagens competitivas no mercado local quanto por importar produtos de qualidade reconhecida internacionalmente, ou mesmo de tecnologia que não temos no País. Sem contar o fato de que o custo, adquirindo no exterior em determinadas situações, pode ser inferior ao praticado internamente”, acrescenta prof. Jeferson.
A Cromax, por exemplo, tem na Argentina um mercado em potencial para suas peças cromadas de uso automotivo - desde calota de rodas de automóveis até letras para colocação do nome no carro. Já o Uruguai foi identificado como o mercado mais promissor para a Mega Marcas Embalagens iniciar uma oportunidade de crescimento internacional. Para a Steel Art, hoje focada na fabricação de estruturas metálicas de totens de autoatendimento, desenvolvidos de acordo com tamanhos e funcionalidades do cliente, as praças indicadas foram Chile e Paraguai.
Acompanhe aqui as apresentações dos alunos do 8º semestre de Administração com linha de atuação em Comércio Exterior, na 13ª edição de Planos de Negócios para Internacionalização.
Desafio da pandemia
Três especialistas compuseram a banca avaliadora, dois dos quais professores da Universidade Metodista de São Paulo e um ex-aluno. Prof. Alexandre Borbely é expert em assuntos econômico-financeiros e fez análises de resultados esperados dos projetos, sem os quais qualquer viabilidade pode ser questionada. Prof. Rogerio Ambrósio é especialista em comércio exterior e avaliou como podem e devem ser conduzidos os projetos na área, principalmente para evitar encargos extraordinários como multas e despesas desnecessárias para a empresa.
Já Roger Escuain Anderson é egresso da Metodista e atualmente empresário atuante em Comex, que contribuiu com a experiência de sua formação acadêmica e prática. Ao final da apresentação, um momento de emoção foi inspirado pelo representante de sala André Araújo dos Santos, que fez reflexões em nome da turma, falou sobre a trajetória acadêmica e a continuidade dos estudos em tempos difíceis como este de pandemia.
Acompanharam o evento ainda a diretora de Graduação da UMESP, profª. Patricia Brecht Innarelii, e a coordenadora do curso de Administração-Comex, profª Cintia Monteiro Fernandes.