Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Foco em atualização e em conteúdo multiplataforma é regra de ouro na Comunicação, apontam ex-alunos Metodista

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2022-11-10T15:08:26-03:00

Ter percepção de como o mercado muda rapidamente e correr atrás das atualizações, além de focar todos os radares na realidade das multiplataformas. Esse é o clima no mundo atual da Comunicação, onde a palavra de ordem é caprichar em criação e conteúdo, pois as mídias (e a audiência) se pulverizaram.   

“Antigamente havia poucas opções. Hoje temos celular, sites, apps, Youtube, podcast, TV aberta e a cabo, rádio, streams e redes sociais. 30 pontos de audiência numa TV aberta é fenomenal atualmente porque o público está espalhado. Não existem mais programas com 80 pontos. Por isso, o que importa agora é conteúdo e conteúdo para multiplataformas”, resumiu Maurício Donato, hoje docente e produtor na Band, com passagens por SBT, RedeTV!, Globo e Cultura, além de ter atuado em marketing político, entre outros.

A segunda noite do Mix de Comunicação 2022 voltou a reunir ex-alunos da Universidade Metodista de São Paulo para compartilhar experiências profissionais. Todos convergiram para o desafio de se investir no conhecimento para projetar a carreira. As novas tecnologias, ao lado das redes sociais, colocaram pressão adicional no exercício da Comunicação, mas adicionaram oportunidades jamais vistas na profissão.

“A velocidade de transmissão das notícias, os influenciadores e redes sociais viralizando criaram a melhor época para fazer Relações Públicas. Empresas estão mais preocupadas com imagem e reputação dos negócios e consumidores estão mais atentos às empresas com propósitos”, destacou Kerena Neves, head de Comunicação Corporativa na WMcCann, que aos 30 anos já soma prêmio de Profissional de Imprensa do Ano. Além do profissionalismo, ela defendeu uma atuação humanista do comunicador, baseada principalmente em interação e empatia com colegas de trabalho.

Foto9.jpg  Foto11.jpg  Foto14.jpg Capturar.PNG Foto2.PNG

Muitos nichos

Hoje diretor de Mídia da EnergyBBDO, depois de iniciar na Lab.Com da Metodista e passar por DPZT, Grey e Almap, Caíque Tossi reforçou a dica de “ser um profissional legal” no ambiente organizacional.  Seus conselhos para os primeiros passos na carreira são estabelecer forte networking, não parar de estudar e de se atualizar, ter gratidão às pessoas, ser curioso, esforçar-se acima da média e manter CV e Linkedin atualizados, entre outros.

Caíque mostrou confiança na profissão: “O mercado de Publicidade é repleto de nichos e oportunidades, que vão de agências, clientes e anunciantes até produtoras e veículos de Comunicação. No ano passado foram investidos por meio de agências R$ 21 bilhões no Brasil”, apontou o ex-aluno, que explicou o dia-a-dia do setor de mídia.

Formado em uma época em que Assessoria de Imprensa era pouco explorada nos cursos de Comunicação, Luciano Signorini acompanhou a evolução desse segmento dentro de outro mercado que valorizava pouco a especialização: o futebol. “Entrei em um cenário onde jornalistas tinham muita aproximação com jogadores e não havia quem organizasse as entrevistas. No Corinthians eu era visto como fofoqueiro”, contou, arrancando risos. Luciano assessora grandes clubes e jogadores, além do técnico Tite.

Segundo ele, não existe livro de regras para ser AI, pois cada cliente tem perfil próprio. O importante é conhecer esse cliente detalhadamente, certificar-se do que ele quer e o que oferece para estar na mídia. Luciano citou que, por lidar com uma paixão nacional, o futebol desencadeia muitas crises de imagem e interação digital com o público. “Precisamos medir as palavras e avaliar todas as plataformas para saber o que inserir de informação. Tem site de torcida organizada que é riquíssimo para a gente interagir”, citou.

O Mix de Comunicação 2022 celebrou os 50 anos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas da Metodista nas noites de 8 e 9 de novembro. Além dos convidados egressos da Umesp, foram homenageados professores e coordenadores das quatro graduações, incluindo Jornalismo e Rádio, TV e Internet, respectivamente Eduardo Grossi e Marcelo Moreira. Profs. Karin Muller e Patrícia Somensari representaram as graduações de PP e RP.

Veja como foi a abertura do Mix 2022.

Confira imagens do evento.

Reportar Erros