Executivo da Elekeiroz mostra como transportadores são parceiros na logística da empresa
“Crescer juntos” não é só um mantra simpático preconizado no meio empresarial. Tornou-se princípio que a gigante Elekeiroz aplica com determinação junto aos transportadores que entregam produtos aos clientes em todo o Brasil. São pelo menos 90 embarques diários a partir de sua sua sede em Várzea Paulista (SP).
“Quando uma transportadora melhora seus métodos, melhora para todos os clientes. Quando há desvios no modelo de operação que implantamos, não buscamos culpados, mas soluções conjuntas”, afirma Manoel Fernandez, gerente de Supply Chain e Logística da Elekeiroz, que falou a alunos de Logística da Metodista sobre Parcerias Produtivas e Aprimoramento na Atividade de Transporte.
O executivo mostrou que qualquer ineficiência engorda os custos da empresa e diminui a competitividade não só do contratante, mas também do transportador contratado. Por isso, a regra número 1 na negociação com a cadeia logística é exercer controle rígido em todo o processo.
Fernandez listou quatro práticas padronizadas para quem busca excelência em qualquer atividade empresarial: planejamento, execução, medição-avaliação de resultados, análise de desvios-identificação de oportunidades de melhoria.
Fabricante de plastificantes, resinas, formol, ácidos para os mercados de tintas, coatings e construção, entre outros, no caso da área de transportes da Elekeiroz o gerente expôs o que chamou de rally do processo logístico: o transportador tem que chegar no horário agendado para carregamento, ter equipamentos em conformidade com o produto solicitado pelo cliente, programar 30 minutos no máximo para emissão dos documentos de transporte, além de fazer a entrega com qualidade e pontualidade. “Esse IQL (Índice da Qualidade Logística) é apurado todo mês”, citou.
Acompanhe a íntegra da palestra, realizada dentro da programação do Congresso Metodista 2021 e que teve mediação dos profs. Vitor Gustavo e Renata Eisinger.
Texto: Malu Marcoccia