Ex-aluno de Jornalismo assume diretoria global de comunicação da Stellantis
Formado pela turma de Jornalismo de 2001 da Universidade Metodista de São Paulo, Fernão Silveira acaba de assumir a diretoria global de estratégia, planejamento e monitoramento de performance da Comunicação Corporativa da Stellantis – fusão realizada em janeiro deste ano entre Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e Groupe PSA (Peugeot/Citroën).
Aos 42 anos, Fernão irá se reportar diretamente ao vice-presidente executivo do setor dessa que é a quarta maior montadora de carros do mundo, Bertrand Blaise. Dos tempos de aluno da Metô, quando os sonhos se limitavam a ser narrador ou jornalista esportivo, o agora executivo global não esconde que jamais imaginava esse rumo na carreira.
“Muito trabalho, muita dedicação, muito esforço. Gosto muito daquele dito que prega “quanto mais eu trabalho, mais ‘sorte’ eu tenho”... É bem por aí mesmo. Também é fundamental manter-se sempre atualizado e antenado ao mercado e às tendências da Comunicação Social, além de ter a cabeça aberta a novas perspectivas e experiências”, elenca ele sobre a receita que seguiu nestes 20 anos desde a formatura.
Trajetória
Fernão passou por redações como Diário do Grande ABC e portal Terra, mas a estrela brilhou mesmo na comunicação corporativa, onde atuou em gigantes como Case Consulting e Thomas Case & Associados, Catho Online, Ford América Latina e Dow Química. Pela Dow, desenvolveu e liderou projetos regionais e globais de comunicação corporativa e de negócios, o que incluiu atuar por quatro anos e meio na sede global da companhia, no Michigan (Estados Unidos).
Nos últimos dois anos e meio liderou a Comunicação Corporativa & Sustentabilidade da FCA para a América Latina, além de ter contribuído para o estabelecimento da Stellantis na região nestes primeiros meses de 2021.
A base dessa trajetória, a Metodista, tem espaço especial na mente e no coração. “São muitas lembranças agradáveis, desde os bons amigos que tive o privilégio de fazer na faculdade (e que levo no coração até hoje), até projetos desafiadores em diversas disciplinas e com professores que realmente deixaram marcas muito positivas na minha memória e formação”, cita. No ano passado, Fernão foi um dos palestrantes convidados da Semana de Comunicação da Metodista.
Estratégias
Sobre a profissão, Fernão Silveira não nega seu apreço. Pós-graduado em Relações Públicas pela Cásper Líbero e especialista em Assuntos Corporativos pela Fundação Getúlio Vargas, para ele a Comunicação é uma ciência que deve ser explorada e trabalhada “absolutamente por todos” – pessoas públicas ou não, empresas, governos, terceiro setor, entre outros.
“Desde a forma como você se veste, se apresenta ou se porta num contato pessoal ou profissional, até sua linguagem e correção num e-mail ou nas redes sociais, tudo isso traz fundamentos importantes da Comunicação. No campo corporativo/empresarial, também é fundamental que ela seja explorada e trabalhada com estratégias sólidas, multiplataforma, de acordo com os objetos e públicos de interesse de cada empresa/entidade”, ensina, alertando para a necessidade de se ter pelo menos o domínio do inglês para enveredar com êxito pelo mundo corporativo.
O novo diretor global da Stellantis terá como uma das missões auxiliar na estruturação do novo time global de comunicação corporativa, trabalhando em estreita parceria com os brands, as regiões, as funções e o RH. “Outra responsabilidade muito importante será formular e liderar a estratégia global de comunicação corporativa da Stellantis, atuando também no monitoramento de performance e definição de KPIs da área em todo o mundo”, aponta.