Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Especialista compartilha dicas práticas para preparar aulas em EaD

por Kelly Christi Última modificação 2020-06-04T07:52:43-03:00
A importância do letramento e soluções para criar aulas em ambientes digitais foram destaques do encontro

Com a quarentena iniciada em março de 2020, boa parte da população passou a se submeter ainda mais às tecnologias e computadores para realizar tarefas diárias. Mas como se enquadrar neste sistema quando o profissional precisa ensinar outras pessoas e não domina ferramentas digitais?

Esta foi a pergunta central da aula aberta com a professora Celena Alves sobre o tema "Youtuber, eu? Ferramentas básicas para produção de videoaulas”, nesta última segunda-feira (01/06).

No encontro, promovido pelos cursos de segunda licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Letras - Língua Espanhola, a educadora apontou os principais tópicos para professores prepararem aulas em EaD, as diferenças entre realizar uma live e ter um letramento para realizar aulas no meio digital, além de tipos de interações em tempos reais e diferentes.

Celena Alves é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , mestre em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde também atua no Núcleo de Formação Cidadã e no curso de segunda licenciatura em Letras/Espanhol. Dentro desta vasta experiência, a educadora observou que existe dificuldade de formação de professores nas universidades para lidar com ambientes digitais.   

“Ainda falta um letramento digital básico. Os professores não têm e passaram a lidar com os meios digitais profissionalmente, de repente. Se fala pouco da formação para realizar aulas em EaD nas próprias universidades e estamos compartilhando conhecimentos para lidar com algo que não estávamos preparados. Então, agora é o momento de aprender a utilizar estas ferramentas como podemos", comentou a professora.

Discussões de ideias e soluções para criar aulas no meio digital, dicas para construir um roteiro de aula, como utilizar QR Code para as atividades e interagir com a câmera de uma forma simples também foram destaques da aula aberta.

Assista aula completa aqui.

Reportar Erros