Especialista aponta novos caminhos para educação no mundo pós-pandemia
A Universidade Metodista, sob organização das professoras Tassiane Boreli Pinato e Márcia Aparecida Sartori, promoveu palestra on-line sobre educação inovadora com o professor especialista em Educação EAD Paulo Domingos, nesta última terça-feira (26/05).
Inspirado no tema “ Educação disruptiva - Terremoto educacional”, o palestrante trouxe reflexões para romper com métodos e práticas tradicionais de aprendizagens na educação e propor ideias mais didáticas e interativas aos alunos com auxílio da tecnologia.
Paulo Domingos compartilhou exemplos de escolas modelos ao redor do mundo que já romperam com o tradicionalismo educacional, tanto na construção física de uma sala de aula como na forma de ensino. Países como Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Inglaterra e determinadas cidades do Brasil, como Cotia, em São Paulo, têm demonstrado abertura para novos modelos de aprendizagens.
“A educação disruptiva, ou seja, que rompe barreiras da educação tradicional, necessita de desprendimentos que não são apenas objetivos, materiais e palpáveis. Ela vem de uma cultura a ser repensada e reformulada. Já existem escolas onde alunos escolhem quando querem sair de férias, tem outras repensando e descartando o modelo tradicional de prova, e elas são referências na nova educação para o mundo", afirmou Paulo Domingos.
Por uma nova educação na prática
Segundo o professor, o atual momento da história junto à pandemia de covid-19 criará a necessidade de repensar formas de aprender, ensinar e ainda na maneira de propor parcerias com startups educacionais e órgãos públicos para uma nova educação.
O professor apontou como propor uma educação inovadora na prática, onde não só o aprendizado racional é valorizado, mas as habilidades emocionais também precisam ter a mesma importância.
De forma objetiva, Paulo Domingos mostrou cinco dimensões para praticar a educação inovadora: repensar os processos pedagógicos; participar ativamente da sociedade; contar com tecnologias e novas mídias em sala de aula; ter professores mais atuantes, com capacitação para lidar com estas tecnologias; e ter alunos com sentimento de valorização e importância no seu processo de aprendizagem.
“As novas gerações são ligadas 24 horas às mídias e tecnologias, inclusive o celular, então tanto pais como professores precisam estar abertos ao diálogo e pensar nas funções que o aparelho pode ter como ferramenta aliada na educação inovadora”, reforçou Domingos.
Paulo Domingos tem vasta experiência em Ensinos Fundamental e Médio, como professor e diretor, é especialista em educação EAD e mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação.
Confira palestra completa aqui