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Entenda como funciona assinatura digital: benefícios, facilidades e segurança

por Roberta Parizotto Última modificação 2022-06-07T17:23:33-03:00

Com o avanço da tecnologia e o aumento de trâmites digitais, formas de facilitar estes processos têm se tornado cada vez mais comum, especialmente após o início da pandemia do Coronavírus em março de 2020. 

Um dos procedimentos que têm se popularizado, em paralelo ao trabalho home-office e educação a distância, é a assinatura digital de documentos.  

Por mais que pareça algo recente, a matéria é antiga: a Medida Provisória 2200, de 24 de agosto de 2001, regulamenta a certificação digital e a assinatura de documentos eletrônicos, e também cria a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil. 

O processo promove desburocratização e consequente economia de tempo e custo do serviço. As assinaturas conferem ao certificado validade jurídica e são aceitas em todas as instituições de ensino, empresas e contratos brasileiros. 

Questão de segurança 

A segurança para este tipo de procedimento é prevista e elaborada a fim de anular qualquer possibilidade de fraude.  

Segundo informações do Portal Serasa, para ter validade jurídica, a assinatura digital oferece criptografia e deve estar vinculada a um Certificado Digital, itens que garantem autenticidade quanto à autoria da assinatura, disponibiliza integridade do documento, ou seja, qualquer alteração o mesmo é anulado e garante "irretratabilidade ou não-repúdio" ao impedir quem assinou de negar sua legitimidade. 

A assinatura digital permite que você assine um documento digitalmente a partir da sua conta gov.br. O documento tem a mesma validade de um com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020

As vantagens são diversas: agilidade e ganho de tempo nos processos, economia, segurança e sustentabilidade, uma vez que reduz consideravelmente o uso de papel. 

Para desfrutar de todos os benefícios dessa forma de assinatura, a Universidade Metodista de São Paulo oferece gratuitamente declarações, diplomas e históricos em formato digital. Basta solicitar pelo Portal do Aluno e acessar o item Serviços. A veracidade do documento pode ser verificada nesta área do Portal do Aluno.

Confira um modelo de documento com assinatura digital:

modelo-declaracao-assinatura-digital-1.jpg



Veja também:


Saiba mais sobre o Diploma Digital, modalidade de certificado também já emitido pela Metodista.


Assista ao vídeo para saber como criar uma assinatura digital gratuita:
 

 

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