Mix de Comunicação comemora 50 anos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas
Os cursos de Publicidade e Propaganda (PP) e Relações Públicas (RP) da UMESP comemoram 50 anos em 2022. A data foi celebrada no primeiro dia do evento Mix de Comunicação, encontro organizado pela coordenação dos cursos da área na instituição. O primeiro dia do evento aconteceu na noite de 8 de novembro último, no Salão Nobre do campus Rudge Ramos.
A programação iniciou com mensagem da pastoral universitária, lembranças e homenagens. O reverendo Wesley Cardoso Teixeira falou sobre o passado dos cursos de Comunicação da UMESP. "Eu tenho certeza que naquela época a instituição e os professores deram o melhor que puderam para que chegássemos até aqui", falou o pastor. A professora Arlete Prieto dos Santos foi lembrada e convidada para ir ao palco pelas docentes Karin Müller e Patricia Somensari , respectivamente coordenadoras dos cursos de PP e RP. Arlete coordenou o curso de Relação Públicas de 2018 até junho deste ano.
"É um marco alcançar 50 anos dos cursos de PP e RP. Nós tivemos cursos criados na década de 50, mas foi na década de 70 que iniciaram os programas na área de comunicação. A comemoração da data foi um diferencial do primeiro dia do Mix", explicou Karin Müller. Antes das palestras iniciarem, o presidente da Agência Octopus Paulo Cesár Ferrari e o professor de Publicidade e Propaganda desde 1989, Marco Cirillo, foram homenageados pela organização do evento. Eles receberam uma placa de enaltecimento pelo trabalho na área de comunicação.
Palestra
Os palestrantes da noite foram Malena Araújo e o CEO da Octopus, também egresso de PP. Ela é egressa de Publicidade e Propaganda e trabalha no CanalTech, empresa do Grupo Magalu, na área de Negócios e Projetos de Comunicação. A conversa foi mediada por Silvio Soledade, presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP). Os convidados falaram sobre suas carreiras e os desafios que enfrentam no exercício da profissão. Também deram dicas e recados para os alunos que estão entrando no mercado.
"O que eu aprendi no meio de toda minha trajetória é que projetos de inclusão são muito importantes. Se eu não tivesse recebido a bolsa de estudos, não teria chegado até aqui. Dei um passo que muitas pessoas da minha família não conseguiram dar. A falta de diversidade só prejudica as empresas", disse Malena. Ela também contou que foi atrás das organizações e dos contatos que têm hoje.
Paulo César Ferrari falou sobre seus clientes e como o mercado de Publicidade e Propaganda está hoje. Contou que, quando começou em 1978, a concorrência não era tão grande como nos dias de hoje. Entretanto, ele enfatizou aos estudantes o quanto o esforço, o estudo, a pesquisa e a leitura são importantes para o sucesso na carreira. O publicitário também ressaltou que entender de todos os processos da agência é um diferencial, mesmo que o profissional se especialize em uma única área.
"O mix tem a intenção - como o próprio nome diz - de fazer uma mixagem para abranger todos os cursos de comunicação. Procuramos trazer temas interdisciplinares e que conversem entre si. Nossa área não dá para colocar em caixinhas. Os assuntos se relacionam o tempo todo, tanto na academia como no mercado de trabalho", declarou professora Karin Müller.