Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Encontro da Pós em Educação mostra como professores e alunos participam da gestão pública em Diadema

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2023-12-13T10:08:17-03:00

O modo como educadores e estudantes agem ativamente nas políticas públicas de Educação foi o centro dos debates no encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo com representantes municipais de Diadema. A partir de experiências como Projeto Político-Pedagógico participativo, eleição direta de diretores de escolas, colegiados escolares e Grêmios Curumins, que dão voz aos alunos, Diadema quer mostrar como professores e educandos têm capacidade de gestão para desenvolver ações eficientes na área.

O encontro destacou uma das experiências consideradas modelo dessa política, o Fala Curumin. Trata-se de uma série de podcasts feitos pelos alunos da rede municipal de ensino com apoio dos cursos de Comunicação da Metodista e que tratam de temas que lhes são próximos, como racismo, violência, meio ambiente, entre outros. Foram 26 podcasts e um videocast idealizados e totalmente administrados pelos estudantes, gravados nos estúdios da Metodista e acessíveis no spotify.

PPP pedagógico

O encontro Auroras na Educação: Diadema foi realizado na tarde de 12 de dezembro último e aberto pela secretária de Educação da cidade, prof. Ana Lúcia Sanches. Ela explicou como o PPP pedagógico mobilizou educadores pelos bairros em busca de conhecer os desejos da população, elaborar um planejamento, implementar as ações e monitorá-las de modo a acompanhar a evolução das metas.

Prof. Ana Lúcia disse que o compromisso com a infância pauta todo o sistema educacional do Município e elogiou a parceria com a Metodista: “Fico emocionada como a Metodista não esquece sua missão e feliz porque Diadema comunga dos mesmos princípios de um mundo melhor e justo ancorado na educação”, falou.

A importância nesse processo do Núcleo de Gestão dos Conselhos foi destacada pela docente Elisabete Marques Pereira de Oliveira. Ela remontou aos anos 1980, quando Diadema abriu-se à escuta da comunidade e entendeu a dimensão da escola, implantou colegiados escolares antes mesmo de legislação na área e decidiu-se pelo projeto pedagógico participativo para colocar escolas e alunos como protagonistas.

Elena Alves da Silva e Cassia de Lourdes Lopes Batista, professoras da UMESP, também discorreram sobre o Fala Curumin e o compromisso de Diadema com a educação.

Acompanhe a íntegra do evento, promovido por egressos do PPGE da Metodista.

Capturar3.JPG  Capturar1.JPG

 

Capturar4.JPG

 

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 13/12/2023

Reportar Erros