Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Palestra on-line debate emergências climáticas globais

por Kelly Christi Última modificação 2020-05-26T12:27:17-03:00
Encontro com especialista discutiu principais aspectos sobre o tema no Brasil e no mundo

Com o tema "Emergência climática global: é hora de agir!", a Universidade Metodista de São Paulo promoveu palestra on-line com o especialista Leonardo Maglio, na última segunda-feira (25/05).

O palestrante compartilhou aspectos importantes que impactaram o clima global, como a Revolução Industrial e suas consequências que desencadearam no aumento dos gases efeito estufa, entre os quais gás carbônico e metano e as escalas destes gases no atual momento da história.  

Maglio pesquisa e atua em ações ligadas às mudanças climáticas com frequência. Atualmente, é assessor parlamentar em Políticas Ambientais na Prefeitura de São Paulo e consultor do conselho permanente de Meio Ambiente da OAB de São Paulo. Ele apontou os principais problemas que o Brasil enfrenta na atualidade e afetam diretamente o clima global, como a ausência de trabalhos que promovam melhorias na coleta de resíduos orgânicos, o desmatamento na cidade de São Paulo e problemas com transportes na emissão de efeito estufa.

“A Universidade Metodista tem um trabalho muito interessante de compostagem, porém nas cidades, no País e até no mundo ainda existe pouca preocupação nesse sentido. Nossos resíduos orgânicos ainda são entregues in natura para aterros e lixões. O problema deste hábito é que na decomposição há liberação de gás metano na atmosfera, isto é problemático e poderíamos resolver a questão no investimento em mais compostagem", afirmou Leonardo Maglio, que também é um dos fundadores da empresa de consultoria PPA - Política e Planejamento Ambiental.

Adaptação às mudanças climáticas no ambiente urbano, discussões internacionais sobre emergências no clima global, agronegócio e cultura sustentável também foram debates do encontro.

A iniciativa da palestra é do Núcleo de Sustentabilidade da Universidade Metodista de São Paulo em parceria com os cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária, coordenados pela professora Tassiane Boreli Pinato.

Confira a palestra completa aqui

Reportar Erros