Egressa do curso de Pedagogia EAD conclui doutorado em Educação pela UMESP
Elaine Vilela formou-se em uma das primeiras turmas de Pedagogia EAD da Universidade Metodista de São Paulo, concluiu o curso em 2010 pelo Polo de Mauá e continuou os estudos no mestrado da instituição. No dia 14 de dezembro último, a pesquisadora tornou-se doutora em Educação pela UMESP, com a defesa da tese "A comunicação social háptica e suas vias de construção: narrativas e experiências de guias-intérpretes e pessoas com surdocegueira em processos formativos".
"Quis continuar os estudos na Metodista, pois aqui iniciei minha formação remotamente. Eu trabalhava como intérprete educacional e percebi que os professores não sabiam atender alunos surdos. Fui para o mestrado com essa inquietação, mas no meio do caminho conheci o universo dos surdocegos. Me apaixonei pelo tema, comecei a pesquisar e encontrei a comunicação social háptica", declarou Elaine.
A comunicação social háptica não substitui a língua falada ou de sinais, mas utiliza o toque do profissional na pessoa como um complemento. Entre as pessoas que utilizam dessa comunicação estão os surdocegos, foco da pesquisa de Elaine. A defesa foi transmitida on-line e foi interpretada em língua de sinais. Entre as pessoas que prestigiaram a apresentação remotamente está a pesquisadora Rita Lahtinen. "Ela criou a comunicação social háptica e a divulgou pela primeira vez em 1991 em um congresso na Suécia. Falou sobre os primeiros sinais hápticos de chegada e de saída. Ela desenvolveu, mas cada país foi criando uma vertente diferente", explicou Elaine.
De acordo com a orientadora de Elaine, Adriana Barroso de Azevedo, ela é um exemplo de que, mesmo no polo a distância, o aluno vivencia experiências que o aproximam da academia. "Ela fez o mestrado, concluiu o doutorado e desenvolveu uma pesquisa de âmbito internacional e com um impacto social tremendo. A EAD que estamos construindo tem esse objetivo. Espero que em 2023 nós tenhamos muitos novos alunos que se desafiem a entrar em um universo acadêmico rico e de um conhecimento que extravasa a sala de aula", declarou professora Adriana.
A banca examinadora da defesa contou com os seguintes docentes:
Adriana Barroso de Azevedo (UMESP / Presidente da Banca)
Marcelo Furlin (UMESP / Titular)
Elisabete Cristina Costa Renders (UMESP/ Titular)
Sandra Regina Leite de Campos (UNIFESP/ Titular Externo)
Marcia Noronha de Mello (Instituto Benjamin Constant / Titular Externo)
A tese de Elaine Vilela foi aprovada com louvor pelos examinadores.