Educação, cultura de paz e sustentabilidade marcam o Encontro Presencial do PPGCOM na UMESP
Nos dias 5 e 6 de maio de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PPGCOM/UMESP) promoveu seu Encontro Presencial, reunindo discentes, docentes, orientadores e convidados em uma programação marcada por debates éticos, sensíveis e interdisciplinares.
A abertura do evento contou com a presença do Reitor da UMESP, Dr. Ismael Forte Valentin, e da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Dra. Adriana Barroso de Azevedo, que deram as boas-vindas à comunidade acadêmica e destacaram o papel transformador da universidade e da pesquisa no atual contexto social. Ao relembrar o pensamento de John Wesley, fundador da Igreja Metodista, Dr. Ismael enfatizou o ideal de pensar e de deixar pensar. “Aprofundar e provocar pensamentos nas mentes dos nossos alunos e alunas, orientandos e orientandas, com a perspectiva de ajudarmos a sociedade”. Sobre a prática científica da instituição, a professora Adriana sinalizou o caminho: “Estamos falando aqui de uma pesquisa cada vez mais viva, mais atuante, presente e impactante nessa sociedade, que tanto precisa da nossa atuação.”
Na sequência, o coordenador do PPGCOM, Prof. Dr. Roberto Chiachiri, antes de anunciar os convidados, reforçou o compromisso do programa com uma formação crítica e sensível, alinhada aos desafios contemporâneos da comunicação. Também destacou a importância da Cátedra da Unesco de Comunicação, por ele dirigida. “É a única Cátedra de Comunicação do Brasil e costumo dizer até que não é da Metodista, mas está na Metodista, com nosso suporte para um trabalho em todo o Brasil, América Latina e o mundo todo”.
Em seguida, a conferência de abertura, mediada pela coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia, Profa. Dra. Valquiria Aparecida Rossi, foi conduzida por Dr. Daniel Pansarelli (UFABC), filósofo e pesquisador em ética e educação, e Dr. Ariel de Castro Alves, advogado e referência na defesa dos direitos humanos. A discussão girou em torno do papel da educação como instrumento de humanização,
justiça e transformação. “Na forma como se organizou a pós-graduação aqui no Brasil, o espírito de coletividade é raro, pois cada um fica em seu canto. Por isso eu queria saudar esse evento que reúne os pós-graduandos e pós-graduandas de todas as áreas e de todos os cursos, num esforço de romper esse isolamento da pesquisa solitária.” Em sua fala, o professor Daniel comentou das dificuldades do nosso tempo e de um conservadorismo que ronda o mundo com seu imediatismo. Para encerrar, lembrou que “existem outras formas de compreensão do ser humano, da afetividade, do cuidado, do zelo, da empatia, que esse modelo racional não dá conta. Precisamos ressignificar o ser humano e transformar a sociedade. Um campo muito fértil para pesquisa.”
Na segunda parte, Ariel de Castro Alves lembrou que frequenta a Metodista desde os anos 80, quando começou seus estudos no colégio da instituição. Relembrou também que o Movimento de Meninos e Meninas de Rua nasceu na Metodista, quando seu pai era professor e conduziu um grupo de alunos de vários cursos para conhecer a realidade dos meninos de rua do bairro de Rudge Ramos. “A ideia nasceu nessa casa e depois gerou todo o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua no país, com o enfrentamento dos grupos de extermínios que existiam”. Em seguida descreveu os inúmeros projetos e desafios, realizados na defesa dos diretos humanos. Ao encerrar, destacou necessidade do enfoque em temas humanos como diversidade, cultura de paz, condenação de massacres, genocídios, e a preocupação com as populações de rua. “Termino lembrando a frase do Papa João XXIII: se não tivermos justiça, jamais teremos paz”.
O período da tarde de segunda-feira foi reservado aos encontros entre orientadores e orientandas/os, realizados em salas temáticas específicas. Esses momentos proporcionam escuta atenta, alinhamento de expectativas e fortalecimento das práticas de orientação acadêmica. Na sequência, todos os alunos participaram de uma reunião com a coordenação doprograma, na qual foram discutidos os rumos do PPGCOM, os próximos passos institucionais e a importância da participação ativa dos discentes nos processos de pesquisa, extensão e produção científica. Logo após, os bolsistas se reuniram com a coordenação para um diálogo específico sobre os compromissos acadêmicos e éticos associados às bolsas.
O encerramento do primeiro dia ficou por conta do “Café e Prosa”, um espaço leve e afetivo de convivência, que estimulou o fortalecimento de vínculos e a troca informal entre docentes e discentes, reiterando o caráter acolhedor do programa.No segundo dia do evento, realizado na manhã do dia 6, o painel “InterAção PPGs” reuniu vários programas de pós-graduação da UMESP para discutir os múltiplos sentidos da educação voltada à cultura de paz, à sustentabilidade, à espiritualidade e à acessibilidade. A mesa, mediada pelo Prof. Dr. Marcelo dos Santos, do PPGCom, foicomposta pelo Prof. Dr. Marcelo Furlin, doutor e pós-doutor em Ciências da Religião, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP, e pelo Prof. Dr. Plínio Marcos Tsai, professor titular da UMESP, doutor pela UNICAMP e mestre em Filosofia Contemporânea. Ambos ofereceram reflexões potentes que provocaram várias reflexões no público do auditório.
O diálogo entre os docentes evidenciou o entrelaçamento entre a pesquisa científica e a experiência humana, reforçando o compromisso da Universidade com uma pós-graduação que valoriza o afeto, o cuidado e a alteridade como dimensões centrais daprodução de conhecimento. Durante sua fala, o Prof. Furlin destacou que: “ O mundo do texto é o laboratório de paz e justiça”. Já o Prof. Plinio Tsai trouxe à tona o papel da
escuta sensível como fundamento ético da formação acadêmica e explicou a Teoria de Rede: “A teoria de rede toma como centro a religião, mas religião enquanto identitária, como aquilo que define a sua identidade”. À tarde, foi a vez das provocações do Prof. Dr. Luciano Alvim Fiscina, que abordou a temática “Mudanças climáticas e transição demográfica: uma perspectiva histórica de educação ambiental”, na qual apontou os impactos globais das mudanças climáticas e os desafios intergeracionais que se impõem à educação contemporânea. O professor abordou os caminhos de evolução da pesquisa e destacou que “É na arte da escrita que o caminho se abre”.
Encerrando o evento, o Prof. Dr. Cristiano de Jesus Andrade dialogou com os discentes sobre os desafios da vida acadêmica e a importância de estabelecer uma rotina de estudos que contemple prazos, metas e saúde mental. Aconselhou que tenhamos uma rotina e comecemos com micro passos. Destacou também a importância da rotina de estudos, a importância de entender bem o programa de pós-graduação e não prometer a si próprio números inatingíveis de produção. De acordo com o professor: “Pesquisa é a ciência do possível”.
Mais do que um evento de calendário, este encontro presencial de docentes e discentes reafirmou o compromisso da Universidade Metodista de São Paulo com uma formação crítica, ética e socialmente engajada de seus alunos. Segundo a coordenação do PPGCOM, representada pelo Prof. Chiachiri, disse que experiências como esta são essenciais para fortalecer os laços institucionais e fomentar uma pós-graduação viva,
plural e transformadora.
Por Rita Donato