Documentário produzido pela RTVI entra para programação do Canal Brasil
por Kelly Christi
—
Última modificação
2020-09-10T12:19:15-03:00
Curta-metragem produzido por ex-alunas do curso amplia debate sobre o funk feminino e o protesto
O documentário “Beat é Protesto - O Funk pela Ótica Feminina” (2018), produzido por ex-alunas do curso de RTVI da Universidade Metodista de São Paulo, entrou neste mês na programação do Canal Brasil.
O curta-metragem aborda as mulheres no funk de protesto em São Paulo e conta com diversos depoimentos de mulheres transgênero e cisgênero que compartilham sua arte e discutem temas como políticas públicas, mercado e corpo feminino neste cenário.
"Beat é Protesto" é um projeto de TCC orientado pela professora Lighia Souza e produzido pelas ex-alunas Ana Maia, Giovanna Gil, Mayara Bonifácio, Michelle Bianca, Paola Santos, Patrícia Porto e Sabrina Ferreira. Já recebeu Menção Honrosa pelo Júri Oficial do 8 Curta Brasília e participou de diversas mostras importantes no audiovisual, como o "Mostra Sesc 2019".
Para a professora Lighia Souza, os alunos de RTVI têm produzido cada vez mais produtos de qualidade para o mercado audiovisual. A projeção que o curta-metragem ganhou em mostras e na mídia, é exemplo deste empenho contínuo.
"Nossos alunos de RTVi produzem a cada ano uma enorme quantidade de produtos audiovisuais de qualidade (documentários, programas de tv, webséries, curtas metragens, etc.), mas muitas vezes o aluno , por achar que é um produto acadêmico e por consequência poderá não ter relevância no mercado, não se inscreve no circuito de festivais. Espero que nossos alunos possam se inspirar nessas meninas maravilhosas e acreditem mais na qualidade de seus trabalhos.", comentou a professora.
Atualmente, o documentário concorre ao concurso Mostra Ecofalante, que ainda está aberto a votações. Saiba mais aqui