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Docência universitária e ensino de inglês são temas do 2º webinário Metodista-USCS

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2021-12-02T18:52:56-03:00

A falta de formação específica para lecionar no ensino superior e como facilitar o aprendizado da língua inglesa no ensino fundamental foram os dois temas analisados no 2º webinário dos programas de Mestrado-Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. As pesquisas foram apresentadas pela doutoranda Fabiana Cabrera, da UMESP, e pela mestra Camila Cassiano, da USCS, respectivamente, seguidas de debate na noite de 19 de novembro passado.

O Webinário entre Grupos – Ateliê de Pesquisas tem como objetivo aproximar e partilhar conhecimentos para futuro intercâmbio de investigação científica entre as duas instituições, como definiu professor Ivo Ribeiro de Sá, da USCS. Pela Metodista, professor Marcelo Furlin lembrou das exigências do stricto sensu em termos de rigor, caráter inovador e relevância social, para que as pesquisas promovam mais humanização e inclusão social.

Criação da docência

Fabiana Cabrera é professora da Metodista e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UMESP. Mostrou um recorte de sua tese que abordou a ausência nos cursos de formação docente - e a falta de exigência dessa formação – de professores forjados especialmente para atuar em faculdades e universidades. “Como se apenas a titulação de mestrado-doutorado fosse suficiente”, lamentou. Sua pesquisa tem como título Pedagogia Narrativizante: os Mo(vi)mentos da Práxis Criadora da Docência Universitária.

Já Camila Cassiano, professora na rede pública na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, discorreu sobre a ênfase que o ensino de inglês no ciclo Fundamental dá à memorização da gramática. Isso dificulta a fluência na comunicação da língua pelos jovens. Uma das soluções estudadas foi colocar o aluno no centro da aula, para que ele construa os módulos de aprendizagem. “O professor apenas introduz a situação-problema e os alunos fazem a devolutiva”, citou sobre sua dissertação de mestrado profissional Sequência Didática: uma Proposta para as Interações de Aprendizagem da Língua Inglesa.

Acompanhe a íntegra do evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Narrare – Formação Docente e Narrativas, vinculado ao PPGE da Metodista, em parceria com Grupo de Pesquisa GPFD-PeMC - Formação Docente – Práticas Pedagógicas, Corpo, Movimento e Cultura, do PPGE da USCS.

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