Desenvolvido por alunos da Metodista, Catraca Livre transmite programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Site desenvolvido por estudantes da Universidade Metodista de São Paulo, entre outras outras instituições de ensino, o Catraca Livre vai transmitir on-line a programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. O evento é promovido pela Agência de Notícias da Aids e inclui a mostra Mais Arte, Menos Aids e o webinário 40 Anos de Aids no Mundo: O que Fizemos, O que Falta Fazer?
A mostra Mais Arte, Menos Aids 2021 está programada para 27 de novembro, das 14h às 19h, e vai reunir artistas vivendo com HIV/aids, como a artista plástica Micaela Cyrino, o dançarino Flip Couto e o cantor Gâe. A programação, com transmissão ao vivo pela TV Agência Aids, Facebook e Youtube, conta com bate-papos sobre literatura e aids, performances e música.
Já no webinário, em 1º de dezembro, será discutida a aids ao longo das quatro décadas de epidemia no Brasil e no mundo. O encontro está programado das 9h30 às 18h, com transmissão ao vivo também pelo Catraca Livre a partir das plataformas da Agência de Notícias da Aids.
O período da manhã conta com conversa sobre “Surgimento do HIV, os primeiros 10 anos…infectar-se com HIV: uma sentença de morte!” e “Entrada dos antirretrovirais no cenário global: o desafio da adesão tema presente nos 40 anos”. À tarde, o bate-papo será sobre “Ativismo no Brasil fundamental na construção da resposta brasileira” e “Da camisinha a PrEP: novas tecnologias de prevenção e o estigma que persiste.”
Empoderar a cidadania
O site Catraca Livre surgiu com o jornalista Gilberto Dimenstein dentro da incubadora de projetos sociais da Universidade Harvard (EUA). No Brasil, foi desenvolvido junto a estudantes da Metodista, USP, PUC-SP, FAAP e Mackenzie. No Facebook, somente a página principal do veículo conta com quase 10 milhões de seguidores. Sua missão, como anuncia, é empoderar a cidadania.
Já a Agência de Notícias da Aids foi criada em 2003 pela jornalista Roseli Tardelli. Sua home page trabalha diariamente com divulgação de informações e dados sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, distribuídas para redações de todo o País.