Desafio do RH na pandemia foi manter contato humano por meio da tecnologia, diz especialista
Manter o contato humano e caloroso característico da Gestão de Pessoas foi o principal desafio dos setores de recursos humanos das empresas durante a pandemia de covid-19. Seja na entrevista com candidatos ou na comunicação com colaboradores internos, a adaptação foi “enlouquecedora” no início, afirma Michelle Brasil, profissional de RH que atua com todos os subsistemas da área, como Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Jurídico e Relações Sindicais.
“Foi um grande desafio porque nós, latinos, gostamos muito do contato pessoal”, acrescentou a especialista, ao admitir que agora o mundo digital foi definitivamente incorporado pela humanidade.
Segundo Michelle, a primeira dificuldade no início do lockdown foi encontrar pessoas certas para as vagas ofertadas, pois todos temiam o vírus então desconhecido e não se candidatavam receando a necessidade de deslocamento. Além disso, havia pouca familiaridade da maioria com uso de câmeras, microfones e plataformas de comunicação.
Adaptação de plataformas
Michelle Brasil falou a alunos de Administração e Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo na noite de 28 de abril dentro do programa Alunas Convidam. Sobre o trabalho home-office hoje disseminado nas empresas, ela entende que a principal dificuldade é a disciplina, que se consegue por meio do tripé: ter foco, respeitar horários e ser produtivo. De resto, a tecnologia tornou-se grande aliada do trabalhador:
“Conseguimos viabilizar com sucesso algo impensável antes, que é o programa de trainèe todo on-line. Fizemos salas separadas, gameficamos a dinâmica e tudo correu bem”, exemplificou a especialista em RH, dizendo que também as plataformas criaram adaptações às necessidades de reuniões digitais, seja pelo Teams, Meet, Zoom etc.
Acompanhe o encontro mediado pelas alunas Ana Clara Melo Ramos e Daiana Barbosa.