De estagiário na Metodista a gerente na Novo Nordisk, ex-aluno atuou em todas as frentes do Jornalismo corporativo
Não pergunte a Ricardo Castellani sobre o que mais aprecia fazer no Jornalismo, área em que milita antes mesmo de se formar pela Metodista em 2.004. Do estágio no Departamento de Comunicação da UMESP à recente nomeação como gerente sênior para o Brasil na gigante farmacêutica Novo Nordisk, Castellani já pelejou em praticamente todas as tarefas da carreira. E gosta de todas. Atuou em comunicação interna e assessoria de imprensa, fez peças institucionais como vídeo, apresentação, catálogos e relatório de sustentabilidade, coordenou e deu suporte a ações de Marketing como publicidade, eventos e promoção, sem falar na função de Relações com Investidores.
“Tenho um carinho gigantesco pela Metodista. Foi meu primeiro estágio em Jornalismo, onde tudo começou praticamente”, diz ele hoje, aos 41 anos de idade e com passagens profissionais de prestígio, entre as quais Magnetti Marelli (Grupo Fiat), Paranapanema, Whirlpool-Embraco, Fundação Iochpe e, desde 2020, na Novo Nordisk.
Essas experiências lhe renderam inclusive atividades internacionais, como a reestruturação e gestão da comunicação e sustentabilidade no Brasil, Estados Unidos e México da Embraco, ou a comunicação corporativa na Magnetti Marelli na Itália.
“Sou completamente apaixonado pelo Jornalismo. É uma área gigante, que permite atuação em diferentes frentes, desde mais amplas a mais específicas. Você pode estar em agências, veículos, empresas ou atuar sozinho, como freela. Ou seja, a flexibilidade é grande. Sempre atuei dentro de empresas, escolhi este caminho e não me arrependo. Toda escolha tem renúncia, como dizem, exige aprendizado constante, muita criatividade, disposição e necessidade de educar as pessoas. Fui muito feliz, tive muitas oportunidades, e sigo em frente”, conta ele, que depois de formado na Universidade Metodista de São Paulo cursou MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela ESEG e especialização em Influência Digital pela PUC-RS.
Assessoria e campanhas
A recente promoção de coordenador a gerente sênior de Comunicação na Novo Nordisk é resultado natural dessa disposição. Na gigante farmacêutica, o ex-aluno Metodista cuida da gestão da reputação da marca no Brasil, é responsável pela estratégia de comunicação corporativa incluindo comunicação interna, digital, eventos, relações com imprensa, influenciadores e campanhas institucionais, além de se dedicar a projetos de disease awareness, advocacy e estratégia de sustentabilidade/ESG. Entre outros, cuidou do lançamento e revitalização das campanhas Saúde Não Se Pesa, Caneta da Saúde, Quem Vê Diabetes Vê Coração, Hipo Sem Crise, 100 anos de Insulina e Novo Nordisk 100 anos.
Sobre as novas atribuições, ele define: “Foi um passo muito bacana, uma nova etapa com a conquista de novas e importantes reponsabilidades aqui dentro da Novo. É uma empresa que está crescendo muito, não só no Brasil mas no mundo, e de forma muito rápida, fazendo uma diferença positiva na vida de milhões de pacientes. Poder fazer parte deste momento, sem dúvida, é maravilhoso e único”.
Para iniciantes na profissão, ele só tem uma dica: “Não pare nunca de aprender”. E sobre lembranças da Metodista, Ricardo Castellani é rápido: “As aulas de rádio e TV nos estúdios. Saudades da adrenalina de pôr tudo no ar”.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 31/08/2023