De estagiária a Estrategista Automotiva, ex-aluna de Comex avança em carreira na BASF
A divisão de Estratégia da Indústria Automotiva para a América do Sul da multinacional BASF está desde novembro último sob comando de Marina Pitta. Formada em Administração-Comércio Exterior na Metodista, Marina é cria da casa, como se diz popularmente, pois está na unidade Brasil da gigante alemã desde que ingressou como estagiária, há 13 anos, e não parou de crescer profissionalmente.
“Administração é um curso abrangente, competitivo, porém de fácil empregabilidade por abrir portas em diversas áreas dentro de uma organização, como por exemplo Marketing, Vendas, Finanças, Recursos Humanos, Planejamento etc”, descreve ela, complementado:
“A especialização em Comércio Exterior me ajudou a encontrar oportunidade em áreas mais especificas como Importação, Exportação, Supply Chain e Compras Internacionais. Grandes organizações oferecem as melhores remunerações e também a flexibilidade de movimentação entre diferentes áreas”, destaca a ex-aluna formada na turma de 2010 da Universidade Metodista de São Paulo.
Muita curiosidade, pouca ansiedade
Com 34 anos de idade e passando pelo Departamento de Compras antes da promoção para a Estratégia Automotiva, Marina tem dois principais conselhos aos jovens iniciantes: serem curiosos e controlar a ansiedade.
“Seja curioso. Leia, se informe, entenda as mudanças que estão acontecendo no mercado, novas tendências de consumo, comportamento e valores das empresas. E controle a ansiedade: cada vez mais percebemos as novas gerações ansiosas em assumir grandes responsabilidades e cargos em curto período. A ambição é positiva, porém é importante ter em mente que o crescimento profissional está associado a experiência e habilidade e ambos são conquistados com o tempo”, sublinha.
A Estratégia da Indústria Automotiva para BASF América do Sul busca posicionar a marca como parceira das montadoras de veículos por meio de soluções inovadoras e sustentáveis. “É uma função tão desafiadora quanto enriquecedora, pois envolve a coordenação de equipes multidisciplinares, estudos de tendências sobre o futuro da mobilidade e construção de parcerias em um cenário muito competitivo”, anseia Marina Pitta.
Da Metodista ela gosta de destacar aulas que ensinam teorias associadas com casos práticos de forma direta e objetiva, citando módulos como Sistemática de Comércio Exterior, Gestão de Negócios Internacionais e Práticas de Exportação e Importação.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 18/01/2023