Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Curso de Gestão Financeira promove aula sobre fundos de investimento

por Isadora Schmitt Caccia Última modificação 2022-09-28T13:16:33-03:00
Guilherme Calvo foi o orador do encontro on-line

Com objetivo de falar sobre fundos de investimento e com foco no longo prazo, o egresso do curso de Processos Gerenciais da Universidade Metodista de São Paulo, Guilherme Calvo, falou para alunos do curso de Gestão financeira. A aula aconteceu remotamente na noite de 22 de setembro.

Guilherme iniciou discorrendo sobre sua carreira no mercado financeiro e explicou o que são fundos de investimento. Professor Vitor Gustavo apresentou o convidado e fez a mediação. O convidado está em processo de transição de carreira para a área de investimentos e um de seus propósitos é conscientizar pessoas em relação à independência financeira.

"Meu foco é falar sobre investimento a longo prazo. Somente 4% dos brasileiros investem, sendo que nos Estados Unidos mais da metade da população tem essa prática. Entretanto, não dá para colocar dinheiro em qualquer lugar. É necessário saber como funcionam o fundo, os ativos, os gestores e administradores", declarou Guilherme. Ele também explicou o que são fundos de renda fixa, multimercado, ações, cambial e fundo de fundo. "A primeira coisa para começar a investir é compreender o ativo. Se não compreender o ativo, ele nem passa para as próximas etapas de análise. Primeiro entenda o que é um fundo de investimento, para depois entender o que é um fundo de fundo", disse professor Vitor Gustavo.

"É necessário ter reserva de emergência. Mesmo que o indivíduo não queira investir. Quando a pessoa vê os resultados, se pergunta por que não começou antes. É preciso reinvestir tudo o que se ganha e não retirar", ressaltou o convidado. Guilherme Calvo também  mostrou comparativos aos alunos e falou sobre os pilares para chegar à aposentadoria e alcançar independência financeira com renda passiva. "É preciso tempo , foco, resiliência e estudo. Os juros compostos irão trabalhar a seu favor. Você amadurece e percebe que o mercado é feito de ciclos", concluiu.

O convidado ressaltou a importância do investidor pensar na família e na saúde, além de entender que o mercado varia, independente se for um fundo em ação, imobiliário, entre outros. "Você não vai ficar milionário com os investimentos, mas com o dinheiro que guardou e potencializou com eles", declarou Guilherme Calvo.

Ele encerrou a aula apresentando as principais cartas de gestores de fundos.

Reportar Erros