Curso de Direito atende mais 22 casais na Oficina de Pais e Filhos
Única instituição superior do Grande ABC a atuar no projeto, a Universidade Metodista de São Paulo recepcionou mais 22 casais em situação de divórcio ou separação para que alcancem um convívio pacífico em favor sobretudo das crianças e adolescentes da família. A Oficina de Pais e Filhos é uma parceria do curso de Direito com a Justiça por meio do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).
Com recursos como palestras, vídeos e reflexões sobre a separação do casal e o impacto causado nos filhos, as oficinas buscam desenvolver um programa educativo a respeito do núcleo familiar e a importância de um relacionamento harmonioso pós-união.
“Nosso objetivo final é o convívio familiar em paz”, resume uma das organizadoras, professora Renata Silveira de Toledo, sobre o objetivo de que os casais enfrentem a fase de reestruturação familiar após ruptura do laço conjugal sem maiores traumas, sobretudo para os filhos.
85% de acordos
Segundo a advogada Jussara Banzatto, que faz a intermediação entre Cejusc e Metodista, os resultados têm sido positivos: pelo menos 85% dos casais de São Bernardo fazem acordo depois do encontro. “Após a oficina, o juiz chama para uma audiência e esperamos que toda a troca que fazemos na oficina sensibilize e leve à reflexão de que o divórcio é só uma passagem na vida de todos”, destaca ela.
No encontro realizado na tarde de 31 de março último na Metodista, 12 casais vieram indicados pelo Judiciário de Diadema e 10 de São Bernardo. Além de duas salas reservadas aos adultos, que são orientados separadamente, houve oficinas também reunindo 12 crianças e seis adolescentes.
As Oficinas da Parentalidade, como são legalmente denominadas, voltaram às reuniões presenciais na Metodista em 30 de setembro de 2022, após a pandemia de Covid-19. O convênio com os Fóruns de São Bernardo e Diadema permite que os alunos do curso de Direito participem como estagiários por meio do Cejusc. Também acompanhou o encontro o coordenador da graduação, prof. Gustavo Cotomacci.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 03/04/2023