Coordenadora do NAC debate efetivação de leis que instituem ensino da cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e originários em escolas
por Marcello Vinicius de Freitas Ferreira
—
Última modificação
2022-06-07T18:22:47-03:00
O Grupo de Trabalho Igualdade Racial, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, promove o Seminário Regional de Sensibilização sobre os Desafios para Implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. O evento, que teve início no final de maio, chega às apresentações finais neste 8 de junho, quando a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura da Metodista, Claudia Cezar, participará da mesa de trabalho com o tema "O papel da universidade na formação inicial e continuada dos profissionais da educação para a efetividade das leis".
A Lei nº10.639, de 2003, modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos africanos e afro-brasileiros na rede pública e privada de ensino. Em 2008 foi aprovada a Lei nº 11.645, que institui as mesmas premissas, alterando o texto da Lei nº 10.639/03 aprovada anteriormente, incluindo os povos originários.
Em 2022 a legislação completará 19 anos de vigência e, conforme a descrição do Seminário, os problemas para sua implementação ainda estão presentes no Grande ABC, assim como na maioria das redes de ensino brasileiras. Neste sentido, "é urgente e necessário um debate qualificado entre especialistas acadêmicos, profissionais da educação, gestores públicos e a sociedade civil organizada com objetivo de promover avanços sistêmicos na efetividade das ações e políticas educacionais".
Seguindo esse intuito, a mesa de trabalho com participação de Claudia Cezar debaterá a questão da formação inicial de profissionais como forma proativa para o exercício do que propõe a Lei.
Seminário Regional de Sensibilização acerca dos Desafios para Implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Mesa "O papel da universidade na formação inicial e continuada dos profissionais da educação para a efetividade das leis"
Data: 08/06/2022