Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Contratada pela Vila Galé, ex-aluna de RP enfatiza importância da comunicação corporativa

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2020-12-11T10:34:00-03:00

O prestígio das marcas nunca esteve em tanta evidência e isso envolve um universo de matérias. “O caso Carrefour escancarou a necessidade de alinhamentos internos, em todos os níveis, que impactam diretamente o ambiente externo e, por consequência, a reputação de uma companhia. Mas temos muitos outros cases que mostram a relevância da Comunicação nas empresas”, afirma Luciana Lima, ex-aluna da Universidade Metodista de São Paulo, ao comentar como o mercado da comunicação está aquecido.

Ela que o diga! Formada em 2004 pelo curso de Relações Públicas, Luciana acaba de ser contratada como coordenadora de Comunicação Brasil da Vila Galé Hotéis, uma das mais respeitadas no setor turístico. Aos 38 anos de idade, sua trajetória profissional é bastante farta, com passagens por agências de comunicação como Edelman e grandes marcas de turismo como CVC.

Na Vila Garé vai comandar um time enxuto, que trabalha em pares, mas que com cultura horizontalizada, o que possibilita muita autonomia aos colaboradores, elogia ela. “Meus desafios serão amplificar ainda mais a presença da marca e submarcas no território brasileiro, consolidar relacionamentos estratégicos para a Vila Galé no Brasil, planejar a comunicação e ações de Relações Públicas, criar conteúdos, coordenar o relacionamento com a Imprensa e influenciadores, dar suporte ao time comercial e fazer a interface com o time alocado em Portugal, entre outros”, afirma, entusiasmada.

A Metô tem lugar destacado na memória: “Me lembro que escolhi a Metodista porque era a melhor universidade particular no ranking do Guia do Estudante. E realmente sinto que, tanto a grade como os professores e coordenação, me preparam para entrar no mercado. A infraestrutura de salas, laboratórios e até esportiva fez diferença na formação”, discorre.

Conselhos para calouros

Aos iniciantes na carreira, Luciana Lima recomenda que se dediquem, leiam os livros recomendados pelos professores para que desenvolvam mais a habilidade de redação, absorvam os conteúdos e façam legitimamente os trabalhos. “Aproveitem e façam valer o melhor tempo de nossas vidas, que é a faculdade, sem a menor sombra de dúvidas”, afirma ela, que também resgata como lembrança marcante da Metodista o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

“Muita dedicação, tempo e oportunidades de resgatar o que por ventura havia passado batido no decorrer do curso. Foi um aprendizado enorme e que valeu muito à pena. Uma de nossas amigas foi contratada pela empresa com a qual fizemos o TCC na época. Ficamos em 3º no Prêmio Talento Metodista. No momento da impressão, esquecemos uma parte pequena, mas importante do trabalho (risos). Não fosse isso, acredito que teríamos ficado em 1º lugar. Foi muito gratificante”, diz. 

Outra dica para quem está iniciando trabalho no mercado é não perguntar nas entrevistas quanto tempo leva para se tornar gerente, diretor ou CEO. Segundo Luciana, é preciso ter os pés no chão. E começar pelo começo.

“Estagiem o quanto antes. Meu primeiro estágio foi em uma agência em Pinheiros, trabalhava 44h por semana e ganhava R$ 400 - e mais nada. Saía às 17h, pegava dois ônibus, enfrentava um trajeto de 2h até a Metô e isso nunca foi vergonha ou demérito. Não há atalhos. Nenhuma carreira legítima se sustenta sem dedicação e comprometimento diários. Quem quer ter sucesso precisa se comprometer e nunca se acomodar, estudar sempre. Salário e cargos são consequências, não causas”, define.

Currículo

Luciana iniciou trajetória na Comunicação Corporativa em 2004, na FirstCom Comunicação, primeiro como estagiária até chegar a executiva sênior de Atendimento de Empresas como Blue Tree Hotels, Topper, Speedo, CVC Turismo e Buscapé. Entre 2006 e 2017, passou pelas agências G&A, as multinacionais Edelman e Planin, Mapa e Fundamento Comunicação Corporativa. Nesse período assessorou empresas de diferentes segmentos, entre os quais agronegócios, farmacêutico, aviação, tecnologia e hotelaria. Atendeu a importantes marcas globais como Turner Broadcasting, Reckitt Benkiser, Citigroup e Samsung, além da Eurofarma.

Em 2017, foi convidada pelo Grupo Tauá de Hotéis para implementar a área de Comunicação Corporativa e Relações Públicas. Seus principais trabalhos foram a incorporação da cultura de comunicação e RP por meio de pesquisa interna atrelada às diretrizes organizacionais, treinamentos técnicos com gestores de todos os hotéis da rede e ações com influenciadores.

Reportar Erros