Consumo consciente: qual a real necessidade do que você consome?
"O sistema capitalista nos demonstrou a imposição do homem sobre a natureza, como se os bens que ela nos oferece fossem infinitos. No entanto, temos um único planeta onde os bens são finitos e a natureza precisa se adaptar às mudanças geradas em seu sistema e ecossistema.
Mesmo sendo perfeita, a natureza não consegue voltar ao seu estado natural uma vez que mundialmente consumimos. Segundo dados da ONU (2019), mundialmente consumimos o equivalente a 1,78 do planeta Terra. Os custos deste excedente estão se tornando cada vez mais evidentes em todo o mundo sob formas de erosão dos solos, contaminação das águas, perda de biodiversidade, desflorestação, secas, acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, secas, incêndios, furacões cada vez mais graves. Hurrel, (2015, P.94).
Qual é a real necessidade do que você consome? Você já pensou de onde vêm os produtos consumidos e para onde vão? Consumir é um ato de responsabilidade do que se compra e como se compra. Existe um trabalho escravo por trás ou a empresa tem ações de desenvolvimento sustentável que garantem a manutenção da vida? O consumo consciente é importantíssimo, voluntário e necessário para manutenção da vida presente e manutenção das vidas futuras".
Confira o recado da professora Tassiane:
Também é possível assistir ao vídeo aqui.