Com apoio do PósCOM, alunos do Imprensa Jovem fazem cobertura das reuniões do G-20 em São Paulo
Estudantes de escolas municipais da Capital participam das atividades do Grupo dos 20, que reúne em São Paulo as maiores economias do mundo nestes 27, 28 e 29 de fevereiro. O Programa Imprensa Jovem é uma parceria do Mestrado-Doutorado em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo com a Secretaria Municipal de Educação. As equipes escaladas para a cobertura são das EMEFs Pedro Américo, M’Boi Mirim II, José Mário Pires Azanha, Deputado José Blota Júnior e Paulo Duarte, além de estudantes do Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP) Pirituba – Jaraguá.
Estes alunos-repórteres irão acompanhar as reuniões e fazer entrevistas com ministros e outras personalidades relacionadas à economia e ao mundo das finanças. O G-20 é formado por 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.
Entre os temas discutidos no encontro, que ocorre no Pavilhão Bienal do Parque Ibirapuera, estão a reforma da governança internacional, o desenvolvimento sustentável nos eixos econômico, social e ambiental, e a aliança global para combater a fome, pobreza e desigualdade.
O aprendizado dos estudantes do Programa Imprensa Jovem começou dias antes do evento. Nas escolas escaladas para cobertura, professores e estudantes se prepararam com encontros, conversas, pesquisas e roteiro de perguntas, entre outros.
Educação midiática
O Programa Imprensa Jovem promove a educação midiática nas escolas municipais da Capital paulista e completou 18 anos em dezembro último. Está presente desde a Educação Infantil, com a Imprensa Mirim, até a Educação de Jovens e Adultos, com a Imprensa Mais. São cerca de 7 mil estudantes distribuídos em mais de 350 escolas municipais.
Há três anos o projeto ganhou como subproduto a revista semestral Imprensa Jovem, uma parceria com o Mestrado-Doutorado em Comunicação (PósCOM) da Metodista.
“A revista é um dos principais projetos de extensão no PósCOM. É importante, entre vários motivos, porque levamos nossos alunos até a realidade da comunicação para a transformação social. A cada semestre um grupo é indicado para trabalhar nas escolas a edição da revista. Cada aluno do PósCOM visita uma escola da Prefeitura e desenvolve com os alunos municipais uma matéria para a revista. Muitas vezes nosso universitário vai para uma realidade que desconhece. Mas isso o ajuda a ampliar a vivência prática e a desenvolver outras formas de comunicação, que não é só a emissão e recepção de informação ou a comunicação mercadológica”, diz prof. Camila Escudero, coordenadora da parceria.
Ao participar do Imprensa Jovem, os estudantes da rede municipal têm oportunidade de ampliar canais de comunicação da escola com sua comunidade e produzir informações relevantes para suas realidades, além de desenvolverem habilidades para uma leitura crítica da mídia, combater a desinformação e Fake News.
O Imprensa Jovem recebeu o prêmio Aprendizagem Criativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 2019, e o prêmio Aliança Global pela Mídia e Educação da Unesco, em 2020. No ano de 2023, ficou no top 10 entre as melhores políticas públicas da cidade de São Paulo, com o prêmio CopiCola.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 27/02/2024