Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Celebração dos 50 anos do IMS enfatiza gratidão e esperança

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2020-11-03T17:11:42-03:00

Gratidão e esperança foram sentimentos presentes em toda a extensão do culto IMS: 50 anos educando para a vida!, que celebrou na tarde de 28 de outubro cinco décadas de criação do Instituto Metodista de Ensino Superior. O Jubileu de Ouro da mantenedora da Universidade Metodista de São Paulo e dos colégios de São Bernardo, Itapeva e Bertioga enfatizou a missão educadora da Igreja Metodista elegendo como lema o versículo bíblico no livro de Salmos, capítulo 19:10: “A instrução de Deus é mais desejável que o ouro e mais doce que o mel.”

Professores, alunos, funcionários administrativos e pastores se reuniram virtualmente para agradecer atuais e ex-colaboradores que ajudaram a construir a instituição, concebida em 1970 a partir da Faculdade de Teologia e que frutificou na forma de uma universidade e três escolas de educação básica. Os três pilares dessa estrutura – ensino, pesquisa e extensão comunitária – foram lembrados em várias passagens da celebração dos 50 anos. A programação foi montada pela Pastoral Escolar e Universitária.

Impacto positivo

O reitor da UMESP, professor Marcio Olivério, falou de sonho e esperança. Lembrou que nos prédios dos campi há várias placas saudando os empreendedores que ergueram cada ambiente da universidade, mas ele fez questão de homenagear também os que passaram pela instituição e não estão nessas condecorações. “Todos deixaram seu legado. Gostaria que a memória que ficasse desses 50 anos é de uma instituição que impactou positivamente a vida de todos com uma experiência transformadora”.

Ex-aluno e representante da Conapeu (Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias), pastor Antonio Augusto de Souza enfatizou que a Educação Metodista é um trabalho de excelência, “uma graça que educa para a vida e a liberdade”. Disse que o mundo vive hoje crise em três dimensões – justiça, piedade e sensatez -, convocando os educadores metodistas a serem portadores de bençãos e boas-novas.

Na mesma linha, professor Paulo Roberto Garcia, reitor da FaTeo, afirmou que nestes tempos de incertezas e de dor com a pandemia do novo coronavírus é preciso recuperar o papel da educação na formação do ser humano. Citando o capítulo 3 de Timóteo, versículos 14 a 17, lembrou que os primeiros cristãos tiveram que encontrar novas lideranças e pensar o futuro quando se deram conta de que Jesus não retornaria tão logo. E pensar o futuro incluía a educação, que no primeiro século foi associada às palavras repreensão e correção, mas que no contexto significaram “corrigir para jogar luz e apresentar novos rumos e retificar a direção”. Segundo professor Paulo Garcia, para os cristãos, desde o primeiro século a educação era entendida como formar cidadãos completos e perfeitos.

Prêmios e comunidade

Conduzido pelo reverendo Edemir Antunes, coordenador da Pastoral Escolar e Universitária do IMS, o culto em ação de graças pelos 50 anos abordou também ações do tripé ensino-pesquisa-extensão. Na pesquisa, a reverenda Fabiana de Oliveira Ferreira mencionou conquistas como Prêmio Capes de Teses e trabalhos científicos de alunos e professores que se transformaram em livros. Na extensão, a agente pastoral Rosane Oliveira mencionou projetos comunitários temporariamente suspensos pela pandemia, mas que serão retomados em 2021, como o Rondon-SP, Hortas Comunitárias, Aquarela-3ª Idade, Pós-Balsa, entre outros, envolvendo alunos e professores na ajuda à população mais vulnerável de diversas regiões.

A celebração contou ainda com cânticos e músicas de louvor executados por Claudia Cezar, coordenadora do NAC (Núcleo de Arte e Cultura), Hércules Araújo e Wesley Teixeira, da Pastoral.

Também fizeram reflexões sobre o papel da educação, perseverança, esperança e momentos de desafios como os atuais o diretor do Colégio Metodista Itapeva, professor Rodney Batista dos Santos, a agente pastoral Elaine Cezar e a reverenda Luciana Campos de Oliveira Dias, presidente do Conselho Superior de Administração do IMS. Professora Luciana enfatizou a importância nos tempos de agora do salmo 40, que prega a espera com paciência em Deus, pois Ele ouve aos que clamam por socorro.

Leia também texto sobre o Jubileu de Ouro escrito pelo rev. Edemir Antunes.

Capturar11.JPG Capturar0.JPG Capturar14.JPG Capturar7.JPG Capturar6.JPG Capturar13.JPG 

Reportar Erros