Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Câmara Municipal faz homenagem à Oficina de Pais e Filhos do curso de Direito

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2024-08-13T13:32:41-03:00

A Oficina de Pais e Filhos, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvida pelo curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo, foi homenageada na sessão solene Valorização da Vida e da Família promovida pela Câmara Municipal de São Bernardo na noite de 8 de agosto.

A Metodista é a única a abrigar a iniciativa no Grande ABC e foi representada pela vice-coordenadora do curso de Direito, prof. Alessandra Sabatine Zambone, além de Jussara Banzatto, coordenadora da oficina (foto).

Com foco na cultura da paz, o objetivo das Oficinas de Pais e Filhos é conciliar casais em conflito de interesses, na fase pré-processual e processual, para que busquem solucionar os problemas familiares. A Metodista recebe mensalmente pais e mães que apresentem ruptura no exercício da parentalidade (divórcio, dissolução de união estável, regulamentação ou alteração de guarda, regulamentação ou alteração de sistema de convivência etc.) e respectivos filhos, de seis a 17 anos de idade. O objetivo é evitar traumas, sobretudo para os filhos.

Palestras de conscientização

Durante duas horas e meia de realização da Oficina de Pais e Filhos, mediadores certificados pelo CNJ fazem palestras sobre os principais temas que afetam pais em conflito, são apresentados slides e vídeos, questionamentos, discussões e reflexões que mostram o quanto estão prejudicando o emocional e psicológico dos filhos.

Durante esse período, crianças e adolescentes que acompanharam os pais são recepcionados em outros ambientes, recebem conteúdo sobre o mesmo tema de seus pais em linguagem apropriada para suas idades por meio de brincadeiras ou praticando atividades educativas em salas separadas por idade.

A coordenadora da Oficina na Metodista desde 2.015, dra. Jussara Banzatto, é advogada com formação interdisciplinar em Mediação Familiar pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família, formação no IV Curso Latino Americano de Capacitação em Mediação, mediadora/conciliadora no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de São Bernardo do Campo e presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB de São Bernardo, entre outros.

A vice-coordenadora do curso de Direito da Metodista, prof. Alessandra Sabatine Zambone, é mestre e doutora em Direitos Difusos e Coletivos, com estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Preside a Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SBC e é advogada nas áreas de Direito do Consumidor e Direito de Família.

 

Oficina de Pais e Filhos – Campus Rudge Ramos

Rua Alfeu Tavares, 149 - SBC

Telefone: 4366-5818

Informações e-mailcejusc.saobernardo@tjsp.jus.br

1.jpg  3.jpg

Reportar Erros