Black Friday deve movimentar R$ 370 milhões entre consumidores do ABC, mostra Observatório Econômico
Primeiro estudo da série, a Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) Black Friday da Universidade Metodista de São Paulo mostra que o gasto médio programado pelos consumidores do Grande ABC será de R$ 779. Considerando a proporção dos que declararam que realizarão compras nesta sexta-feira promocional, 26 de novembro, e a distribuição entre faixas de renda, a estimativa é de que a data movimente cerca de R$ 370 milhões em compras pela região.
O valor não necessariamente será gasto no comércio local, dado que esse evento apresenta elevada propensão de consumo por meio digital, onde as promoções tendem a ser maiores e a possibilidade de comparação de preços pelos consumidores, mais ampla e ágil, segundo considerações do professor Sandro Maskio, coordenador de Estudos do Observatório Econômico da Metodista, que realiza há uma década as tradicionais PICs de Natal, Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados e das Crianças.
O levantamento relativo aos gastos projetados dos consumidores inclui especialmente a avaliação da despesa média e a propensão à antecipação da compra de presentes de Natal junto a alguns recortes do público consumidor do ABC paulista. Mais da metade (57,7%) dos entrevistados estão na faixa de renda entre 3 e 10 salários mínimos.
Pelo menos 16% dos 250 entrevistados afirmaram que não presentearão ninguém no Natal. Entre os que também presentearão no Natal, aproximadamente 48% disseram que não deverão antecipar a compra de presentes na Black Friday. Na outra ponta, quase 11% declaram que anteciparão todos os presentes na Black Friday, data que desde meados da última década ganhou popularidade no Brasil impulsionada pelas expectativas de descontos nos preços.
A íntegra da PIC Black Friday pode ser acessada aqui.