Alunos de Saúde e da Policlínica da Metodista participam de simulado do SAMU em São Bernardo
Alunos de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física que atuam na Policlínica da Metodista, além de líderes de Segurança da universidade, participaram do simulado de Incidente de Múltiplas Vítimas (IMV) realizado pelo SAMU de São Bernardo na manhã de 25 de agosto. O treinamento anual é parte obrigatória do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de acordo com a portaria federal nº 2.048 de 2002, e ocorreu pela primeira vez na esplanada da Prefeitura.
O exercício foi idealizado pela Secretaria de Saúde de São Bernardo e coordenado pelo Departamento de Urgência e Emergência, além do Samu. Reuniu Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Bombeiros, Ecovias, trânsito, além de equipes de saúde de cidades do ABC paulista. Foram cerca de 300 participantes. O objetivo foi treinar todos os profissionais que atuam com salvamento e resgate, a fim de trabalharem de forma sincronizada.
Explosão em show
O evento simulou uma explosão durante apresentação musical em casa de show, em ambiente fechado, com a ocorrência de um incêndio criminoso em meio a um público de aproximadamente 100 pessoas. Pelo menos 30 ficam feridas pelos artefatos de fogo e pela correria. Devido à gravidade dos ferimentos, uma das vítimas foi removida para o Hospital de Clínicas Municipal pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.
A ideia é que o exercício simule exatamente o que ocorreria em uma situação real, com todas as abordagens e atendimentos necessários no local da ocorrência.
O simulado teve duração de uma hora e meia e contou com participação de profissionais como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, estudantes de cursos de Saúde e professores, entre outros. A Metodista foi convidada por Adriana Monteiro da Silva, diretora da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar de São Bernardo.