Alunos apresentam propostas de negócios internacionais a grandes empresas
Alunos dos cursos de Publicidade e Propagada, Relações Públicas, Jornalismo e Administração apresentaram no sábado 13/06 trabalhos finais de projetos de negócios internacionais em encontro on-line. Houve participação de 60 pessoas.
O projeto foi desenvolvido entre as instituições Washburn University ( EUA), PXL University College (Belgica), Wuhan University of Science & Technology (China) e Universidade Metodista de São Paulo (Brasil) e envolveu três continentes, 10 professores e 36 alunos que trabalharam em planos de negócios para duas empresas brasileiras e uma chinesa. Ele foi desenvolvido em várias etapas, sendo a principal delas propor soluções a estas empresas.
Para este propósito, os estudantes da UMESP se dividiram em equipes com estudantes belgas, americanos e chineses e devido à pandemia de Covid-19, as etapas do trabalho aconteceram de forma on-line, onde os desafios não foram poucos. Para a aluna Giulia Cavinato, o principal deles foi manter a equipe integrada na internet para discutir as ações do projeto.
"O maior desafio que tivemos foi a comunicação, pois era difícil fazer com que todos da equipe entendendessem o que estava acontecendo. Porém, este projeto me proporcionou muito aprendizado na área de Comunicação, no trabalho em grupo, permitiu conhecer diferentes empresas, culturas, costumes. São experiências e aprendizados que vamos levar para o resto da vida, e que serão muito importantes para nosso trabalho", afirmou a aluna.
Além dos alunos e público geral, acompanharam a atividade o reitor da UMESP, professor Márcio Oliverio; a vice reitora da Wuhan University of Science & Technology, professora Jin Liu; o diretor da escola de negócios da Washburn University, professor David Sollars; e o diretor da Escola de Negócios da PXL Univesity College, Jean Pierre Seger.
Também participaram do encontro representantes de grandes empresas como Rodrigo Vecchi – CEO da Empresa de Tecnologia do ABC Paulista e seu gerente de Marketing, Alexandre Barbosa; Rafael Maciel – diretor de Marketing da Innovarth, e o diretor de Recursos Humanos da Stone, Han Yang.
No Brasil, o projeto foi representado pela Educação Metodista com a colaboração de professores do campus Rudge Ramos e das demais unidades no País, pela Assessoria de Relações Internacionais da Rede Metodista, coordenado pela professora Vanessa Martins, e do curso de Publicidade e Propaganda da UMESP, coordenado pela professora Karin Muller.
Confira fotos do encontro aqui