Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Alunas de Jornalismo ganham bolsa do iCS para pesquisar mobilidade urbana

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2020-04-22T15:15:38-03:00
Metodista é uma das cinco universidades contempladas com microbolsas de R$ 5 mil


O programa Microbolsas de Reportagem, realizado pela Agência Pública em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), elegeu as alunas Andressa Navarro Almenara e Bárbara Vitória de Moraes, do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, para desenvolver o tema deste ano sobre Mobilidade Urbana. Entre 126 inscrições de todo o Brasil, foram contemplados 10 estudantes de cinco universidades. Eles receberão mentoria e microbolsas de R$ 5 mil para produzir reportagens investigativas sobre a mobilidade em suas Capitais. Esta é a 11ª edição do concurso.

Andressa e Bárbara são alunas do 7º período da manhã da Metodista e já colecionam distinções na vida acadêmica. Andressa foi finalista do Prêmio Autoinforme de Jornalismo Automotivo com matéria sobre mobilidade urbana na cidade de São Paulo e faz parte do Touch News (@touchnews), um projeto de jornal dentro do Instagram. Bárbara acredita que a pesquisa é uma das armas do jornalismo. Produziu, por exemplo, reportagem de fôlego sobre ex-combatentes da II Guerra Mundial do ABC. As duas também realizaram o portal Raízes, um long form, estilo UOL TAB.

As pautas vencedoras do Microbolsas de Reportagem 2020 propõem investigar problemas do transporte público em diferentes lugares do País, a falta de acesso ou desigualdade de gênero no transporte e planos de mobilidade urbana, entre outros. Veja aqui a reportagem completa.

Reportar Erros