Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião participa de encontro com Papa Francisco
A Loyola University Chicago, EUA, promoverá no próximo dia 24 de fevereiro, às 15h, evento on-line inédito que reunirá o Papa Francisco e estudantes universitários de diversas áreas de saber das Américas do Sul, Central e do Norte. A doutoranda Priscila Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP, orientanda do professor Jung Mo Sung, representará o Brasil e poderá falar diretamente ao Papa sobre ideias que o grupo desenvolveu ao longo deste mês.
A temática do encontro é “Construindo pontes norte-sul: um encontro sinodal entre o Papa Francisco e estudantes universitários”. A proposta do pontífice é que todos pensem juntos, como igreja em missão e corpo político, na problemática da migração forçada, um fenômeno socioeconômico cruel que afeta pessoas ao redor do mundo por diversas razões.
A estudante será oradora na reunião e revela seus anseios para o evento:
“Minha expectativa com este encontro é que sejamos motivados a usar nossas carreiras acadêmicas como verdadeiras pontes de conscientização, mobilização e mudanças sociais. Atualmente, com a economia neoliberal que se fortalece cada vez mais, nossa educação torna-se também um produto, algo a ser monetizado, mas esse espaço aberto pelo Papa é como uma “virada de chave” para compreendermos que temos muitas ferramentas - inclusive intelectuais, para propor as mudanças que queremos para nossas cidades, estados, país e no mundo inteiro, sem sermos absorvidos pela falta de sensibilidade. Mais do que identificar problemas estruturais, fomos convidados a pensar soluções, e para isso é preciso envolvimento fraterno. Espero que nós, participantes, e todos que nos ouçam, sejamos motivados a assumir as dificuldades uns dos outros, mesmo que não nos afetem diretamente”.
Para acompanhar o evento, que será transmitido pelo canal da Loyola University Chicago no YouTube, acesse o link: Construindo pontes norte-sul: um encontro sinodal entre o Papa Francisco e estudantes universitários