Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aluna de Ciências da Religião recebe menção honrosa no prêmio CAPES de tese 2024

por cindy lima Última modificação 2024-08-29T17:13:48-03:00

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Loyane Aline Pessato Ferreira, recebeu menção honrosa no prêmio CAPES de tese 2024, com o tema “O contexto colonial e a participação de Max Müller nos debates europeus sobre o budismo (1862)”. 

Loyane compartilha que a pesquisa nasceu de um interesse em descobrir como o Budismo foi abordado durante o século 19 na Europa. “O nome de Max Müller era recorrente entre textos e traduções europeias de ensinamentos budistas oitocentistas e central para o desenvolvimento das Ciências da Religião. Então decidi verificar como ele estava entre os dois campos: o político e o acadêmico. E como isso poderia aparecer em sua interpretação sobre o Budismo”, pontua. 

Para o professor e orientador da pesquisa, Lauri Wirth, a pesquisa de Loyane Aline é inovadora e original no contexto brasileiro e latino-americano. “A tese de Loyane foi classificada como uma das três mais bem defendidas em 2023 na área de Ciências da Religião e Teologia. Ou seja, é uma das três melhores teses defendidas no Brasil na área 44 da Capes”, aponta.  

No decorrer da vida acadêmica, Loyane conseguiu a Bolsa de Doutorado Sanduíche CAPES, que proporcionou um semestre na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e contou com o apoio do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação (IEPG) em Ciências da Religião, com o apoio do professor da Metodista, Jung Mo Sung. 

“O programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo sempre me deu apoio na figura de seus professores e funcionários, em especial cabendo mencionar o Prof. Dr. Lauri Wirth, meu orientador, o Prof. Dr. Plínio Tsai, meu mestre na tradição budista e o coordenador do programa, Prof. Dr. Marcelo Carneiro”, fala a aluna.  

Com a menção honrosa, Loyane reflete e agradece a todos que estiveram presentes na sua caminhada acadêmica. “A Menção Honrosa da CAPES me proporcionou uma alegria especial, pensando em todos os esforços nos anos da pesquisa e em tudo o que tornou isso possível. É uma forma rara que me foi concedida de agradecer às pessoas pelos investimentos que tive, pelos diálogos e ambientes de pesquisa de que pude participar”.  

Reportar Erros