Aluna de Ciências da Religião inicia doutorado sanduíche na Universidade Vanderbilt
A doutoranda em Ciências da Religião Priscila Gonçalves, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), desembarcou em Nashville na última quinta-feira, 15 de setembro, para dar início ao doutorado sanduíche na Vanderbilt University (Universidade Vanderbilt). A discente foi recebida pelo professor Joerg Rieger, coordenador do programa Religion and Justice (Religião e Justiça), na Vanderbilt Divinity School, que atuará como seu supervisor.
Priscila é teóloga e mestre em Ciências da Religião e pesquisa temáticas relacionadas à violência, discurso cristão de favelizados e sofrimento social, sob orientação do professor Jung Mo Sung. É autora do livro “Religião e violência na favela: a fé e o cotidiano lavados pelo sangue de Jesus”, fruto da sua dissertação de mestrado defendida em 2019, também pela UMESP.
O período de duração da parceria acadêmica é de seis meses (entre setembro e fevereiro) e o fomento principal está sob responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além do financiamento parcial da universidade anfitriã, mediante o Wendland Cook Program. Ele é coordenado pelo próprio professor Joerg Rieger. Para o sucesso da iniciativa, o Instituto Ecumênico de Pós-graduação em Ciências da Religião (IEPG) também contribuiu com um auxílio financeiro e acadêmico.
Joerg Rieger é coautor do livro “Para além do espírito do Império”, obra assinada também por Jung Mo Sung e pelo teólogo argentino Nestor Miguez. Além da obra, Joerg possui mais de 20 livros publicados que discutem problemáticas relacionadas ao capitalismo, violência, desigualdades sociais e solidariedade, temas que atravessam diretamente a pesquisa desenvolvida por Priscila.