5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa
No dia 5 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data instituída em 2006 a partir de um projeto apresentado no Senado como forma de homenagear o aniversário do escritor, jurista e político Ruy Barbosa, um dos defensores da língua no Brasil.
“O objetivo foi ressaltar a Língua Portuguesa falada no Brasil como expressão cultural, tendo em vista que se trata de uma variedade da língua entre outras, sendo esta um traço da identidade sociocultural dos brasileiros, pois é falada em todo o território nacional”, comenta o coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, professor Silvio Pereira.
A data é complementar ao 5 de maio em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Outros países além do Brasil que falam português são Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.
“Fica evidente que ter uma data leva à reflexão sobre os estudos linguísticos e gramaticais, destacando a língua como um instrumento fundamental para interação social e socialização de saberes”, comenta prof. Silvio.
Estudos e aprendizado do idioma
Dois cursos que formam profissionais capacitados a auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades relativas ao uso da Língua Portuguesa são Letras-Português e Pedagogia.
“O pedagogo encaminhará estudos, na educação infantil e no fundamental I, que levarão ao processo de aquisição da língua escrita, através da alfabetização e do letramento”, explica o docente da Metodista.
O profissional de Letras, apesar de ser visto pela sociedade apenas como uma função, possui papel muito importante. “Esse profissional irá desenvolver atividades com o objetivo de ampliar conhecimento já adquirido sobre a linguagem e, de modo específico, sobre o uso da Língua Portuguesa, privilegiando a escrita, a leitura e a interpretação de textos mais complexos e diversos”, aponta.
Saiba mais sobre os cursos:
Informações: