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“Muito Mais que Giz e Apagador”: pesquisa realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde resulta em série voltada à promoção da saúde e formação docente

por Roberta Parizotto Última modificação 2021-02-09T11:57:30-03:00

“Muito Mais que Giz e Apagador” é uma série de iniciativa do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais (@Observatório Xará) que conta com extensivos recursos para financiamento advindos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e demais recursos próprios obtidos via PROIND 2020.

O projeto é coordenado pelas professoras Ana Carina Stelko Pereira e Loriane Trombine Frick, que do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR, e conta com a parceria da professora Juliana Aparecida Matias Zechi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

“É uma ação resultante de esforços conjuntos em pesquisa-ação. A contribuição da Universidade Metodista de São Paulo acontece por meio da minha dedicação às investigações na linha de Trabalho e Organizações de Saúde”, declara o professor Pedro Afonso Cortez, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde.  

O docente acrescenta: “Buscamos vincular os impactos da pesquisa acadêmica às demandas concretas da realidade. Não há sentido na produção de pesquisa se não considerarmos dois aspectos essenciais para a proficuidade dos empreendimentos acadêmicos:  o primeiro deles é a divulgação das produções para os pares acadêmicos, que fazemos por meio das revistas científicas; o segundo é a transformação dos resultados das pesquisas em ações práticas, processos, produtos e tecnologias que melhorem e impactem a vida das pessoas de forma concreta. A série “Muito Mais que Giz e Apagador” se vincula diretamente ao segundo aspecto e surge no sentido de contribuir na promoção de saúde e formação docente em decorrência dos agravos ocasionados pela pandemia”.

Ainda, de acordo com Cortez, ao longo da pesquisa-ação foram utilizados data mining e algoritmo computacional para gerar os tópicos relevantes para a proposta da série. A etapa seguinte resultou na construção e validação dos materiais formativos e informativos quanto ao conteúdo por especialistas e pertinência teórico-prática por professores que são o público-chave da ação.

O resultado final da série pode ser conferido nas redes sociais do @Observatório Xará gratuitamente, indicada para professores desde a educação infantil até o nível superior.

“O conteúdo oferecido é informacional e instrucional, gratuito, de qualidade, e com acesso universal, voltado a professores interessados no aprimoramento do autocuidado e da própria capacitação no momento complexo que vivemos em razão da pandemia”, finaliza o professor.

Aos docentes interessados em acompanhar o projeto nas redes sociais basta acessar:

Facebook https://www.facebook.com/observatorio.xara/

Instagram https://instagram.com/observatorio.xara?igshid=ofyydky7f43t

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTHF-0BMYdYl_A_OI3Rz7uA

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