“Entropias Neoliberais: do excesso ao cansaço” é tema da IV Semana de Filosofia da Universidade Metodista
Nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo realiza a IV Semana de Filosofia que, em 2021, abordará o tema “Entropias Neoliberais: do excesso ao cansaço”.
A proposta do evento é compreender criticamente o impacto do cansaço na contemporaneidade. Tal sensação, comum a qualquer pessoa, orienta e se dissemina, majoritariamente, na lógica da produção e consumo, típica do neoliberalismo.
O objetivo é buscar entender os laços entre trabalho, produção e consumo; a tônica desta tríade se enquadra na exigência crescente de alta performance, a qual potencializa deliberadamente fadiga que espraia o corpo social e individual.
O nexo desta estrutura está em sua maneira em planificar subjetividades e modelar objetividades. Portanto, a concepção deste congresso é problematizar as entropias neoliberais que transitam do excesso ao cansaço.
O evento será transmitido pela ferramenta Zoom. Clique aqui para acessar.
Além das palestras, nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 17h, serão organizadas mesas para apresentação de trabalhos na Área de Ciências Humanas. Para participar é necessário realizar inscrição por meio deste link.
Confira o cronograma, reserve sua agenda e participe:
8 de dezembro
Palestra: Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto - 19h30
Graduado em História Natural e em Música, mestre em Genética e Biologia Molecular e doutor em Educação, docente aposentado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
9 de dezembro
Mesa de apresentação de trabalhos - das 14h às 17h
Palestra de abertura: Prof. Dr. Allan da Silva Coelho - 19h30
Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Ciências da Religião, docente na Universidade São Francisco.
10 de dezembro
Mesas de apresentação de trabalhos - das 14h às 17h
Palestra com professores Bruno Novaes e Lucas Nascimento Machado - 19h30
Bruno Novaes: Graduação em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciências Humanas e Sociais. Docente do ensino básico e superior.
Lucas Machado: Atualmente trabalha com pesquisa nos seguintes temas: Determinação e Autodeterminação no Idealismo Alemão, Filosofia e Ceticismo no Idealismo Alemão, Filosofia Intercultural e Filosofia Budista. Também é tradutor, com ênfase na tradução de livros de filosofia alemã contemporânea, tendo já traduzido os seguintes autores: Byung-Chul Han nos títulos "No Enxame", "Bom Entretenimento" e "Filosofia do Zen Budismo", Klaus Vieweg, na obra "O Pensamento da Liberdade: Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito de Hegel", Dieter Henrich em "Pensar e Ser Si Mesmo" e Markus Gabriel no livro "Eu Não Sou Meu Cérebro".