“A dimensão ético-política do trabalho acadêmico” é tema de aula magna do Programa de Pós-Graduação em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) realiza, no dia 28 de março, às 18h, aula magna de abertura do primeiro semestre letivo de 2022 com tema “A dimensão ético-política do trabalho acadêmico”. A convidada é a dra. Terezinha Azerêdo Rios, pesquisadora do GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da FE/USP.
O encontro é voltado a alunos e professores do PPGE e de todos os cursos de graduação da UMESP, professores e funcionários em geral.
Segundo a coordenação do Programa, o assunto de é extrema importância para a atualidade, em que a pesquisa e a pós-graduação reafirmam a relevância da ciência para o desenvolvimento do País e da sociedade de um modo geral, em meio a tantos desafios deste início de século e que, nesse cenário, perceber a dimensão ético-política do trabalho acadêmico e atuar com assertividade, pertinência e relevância é um imperativo social para todos que pertencem a uma comunidade universitária no Brasil.
Ao aceitar o convite para a aula magna, dra. Terezinha assim se manifestou em relação à relevância do tema:
“...a política diz respeito às escolhas que fazemos no contexto social e a responsabilidade que delas decorre. E é com base nos princípios da ética que avaliamos mais amplamente todas as dimensões de nosso trabalho. Se eles não estiverem presentes nas relações entre os diversos membros da comunidade acadêmica, elas deverão ser questionadas, no sentido de se buscar construir sempre o bem comum, a vida boa para todos”.
Sobre a palestrante:
Dra. Terezinha Azerêdo Rios é graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da FE/USP. Fez parte, por mais de 30 anos, do quadro de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP e foi professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo, no convênio PUCSP / Universidade Pedagógica – Moçambique.