Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga horária:
360 horas
Dias e horários: Quinta-feira da segunda semana da disciplina das 19h às 22h30, conforme calendário divulgado no curso.
Vagas: 100
Local: Ensino a Distância com aula ao vivo e online
Mensalidades para ingressantes em 2024: clique aqui

  • Inscreva-se e receba mais informações sobre os eventos gratuitos do curso e sobre o oferecimento da próxima turma.

Informações Adicionais:

Caso queira receber mais informações sobre o curso, entre em contato com o coordenador geral Profº Dra. Cilene Victor da Silva: cilene.victor@metodista.br


O modelo de Educação a Distância da Metodista:

  • O modelo de Pós-Graduação da educação a distância da Universidade Metodista preza pelas relações entre o estudante, o professor e a tutoria. Neste sentido, cada disciplina é composta por momentos síncronos e assíncronos.
  • Cada disciplina tem duração de uma quinzena. Você terá acesso a uma trilha de aprendizagem com indicações de leituras e atividades para aprofundar o conhecimento.
  • Ao final da quinzena você terá um momento de interação diretamente com o professor que criou o conteúdo para tirar todas as dúvidas e rever os pontos importantes da disciplina.
  • Outro pilar para que você se sinta amparado ao longo do processo é o atendimento de tutores especializados ao longo de toda a quinzena.
  • As aulas ao vivo e on-line promovem uma comunidade de aprendizagem onde o conteúdo se torna mais significativo e prático. Cada aula é uma experiência única e enriquecedora e proporciona encontros com pessoas incríveis.
  • Você também conta com a flexibilidade de poder realizar todas as atividades de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Os encontros ao vivo ficam gravados e todas as atividades possuem um prazo amplo e flexível.


APRESENTAÇÃO DO CURSO

A sociedade hoje, a despeito do desenvolvimento tecnológico e científico, está mais religiosa que nunca. Com o crescimento das principais religiões estruturadas, e a crescente visibilização das expressões religiosas de povos tradicionais, acompanhado do crescimento de grupos fundamentalistas e da intolerância, torna-se necessária uma reflexão profunda sobre o papel da religião como construtora da paz, e não da violência. Neste sentido, esse curso pretende contribuir com o debate, promovendo um diálogo pela paz e mútua aceitação, fincado no princípio pluralista religioso.


DIFERENCIAIS DO CURSO

Corpo docente de excelência, com pesquisas de ponta na área, e formato de estudos que permita interação e aprofundamento.


PÚBLICO-ALVO

Pessoas egressas do curso de Comunicação, Teologia, Sociologia e outras áreas das ciências humanas, bem como público geral que esteja buscando respostas aos desafios relacionados ao papel das religiões no mundo atual.

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a necessidade de haver diálogo entre as religiões, no sentido da construção da paz, contra qualquer tipo de intolerância.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Discutir princípios e fundamentação teórica a respeito da religião como promotora da paz;

b) Analisar questões pertinentes ao processo de diálogo interreligioso e tolerância religiosa, além do princípio pluralista;

c) Desenvolver a capacidade de contribuir no debate público a respeito do tema da construção da paz entre as religiões, visando uma sociedade do diálogo.


ESTRUTURA CURRICULAR

  • TEMA 1 (36h) – Fundamentos dos Estudos de Paz e Resolução de Conflitos
  • TEMA 2 (36h) – O princípio pluralista e a Cooperação Interreligiosa
  • TEMA 3 (36h) – Religiões globais e a Paz Mundial
  • TEMA 4 (36h) – Mídia e Religião para a Construção e Manutenção da Paz
  • TEMA 5 (36h) – Religião, Ética e Luta por Reconhecimento
  • TEMA 6 (36h) – Desafio das Intolerâncias e fundamentalismos
  • TEMA 7 (36h) – Comunicação e cultura de paz – abordagem interdisciplinar
  • TEMA 8 (36h) – Crenças, espiritualidades e religião vivida
  • TEMA 9 (36h) – Hermenêutica do texto: arcos de sentido e de significado
  • TEMA 10 (36h) – Competências do Profissional do Futuro

Reportar Erros