Educação Inclusiva
O modelo de Educação a Distância da Metodista:
O nosso modelo de educação a distância preza pelas relações entre o estudante, o professor e a tutoria. Neste sentido, nossas aulas ao vivo e on-line promovem uma comunidade de aprendizagem onde o conteúdo se torna mais significativo e prático.
Cada aula é uma experiência única e enriquecedora e proporciona encontros com pessoas incríveis.
Você terá aula com o professor que criou o conteúdo.
O material é inédito e não se repete.
São 4h de aulas ao vivo na semana, conforme o cronograma do seu curso.
Informações do Curso
Carga Horária: 360h
Encontros online: Segundas e Quintas-feiras, das 19h às 21h (aulas semanais)
Número de Vagas: 100
Mensalidades para ingressantes em 2023: clique aqui
Faça a sua matrícula com condições especiais. Envie e-mail com os documentos para posgraduacao@metodista.br.
Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.
O curso de Especialização em Educação Inclusiva prevê uma imersão nos temas que perpassam os conteúdos específicos da Educação Especial e da inclusão escolar e seu aprofundamento, com a expectativa da produção de conhecimentos necessários, que possibilitem o acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados nessa modalidade educacional. Assim, busca subsidiar profissionais de escolas públicas e privadas, além de profissionais de áreas correlatas, para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação, além de possibilitar aos alunos com necessidades educacionais especiais uma aprendizagem significativa nas Salas de Recursos, nas salas comuns do ensino regular, de modo que a Educação Especial ocorra de forma colaborativa, transversalizada e integrada ao ensino comum, viabilizando a participação destes na escola e na sociedade de modo geral.
Objetivo Geral
Qualificar profissionais para a realização de práticas pedagógicas que respondam aos desafios do processo educacional inclusivo, identificando, compreendendo e criando estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem dos alunos que se encontram em situação de inclusão nas escolas.
Matriz Curricular
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Políticas educacionais e gestão do ensino
- Sociedade, Família e Escola na Perspectiva Inclusiva
- Educação e tecnologia
- Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem Aplicadas à Educação Especial e Inclusiva
- Atendimento Educacional Especializado
- Altas Habilidades/Superdotação
- Deficiência Física, Visual, Cegueira e Surdocegueira, Auditiva e Surdez
- Abordagens do Processo Educativo na perspectiva inclusiva
- Deficiência Intelectual e Múltipla, Atividades de Vida Autônoma e Social, Tecnologia Assistiva
Coordenação
Profª Amanda Cavalcante de Oliveira
Graduada no curso de Pedagogia pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Desenvolveu pesquisas na área da Educação, com ênfase em Educação Moral e nos seguintes temas: adolescência, projeto de vida, desenvolvimento moral, valores morais e educação para o trabalho; também realizou pesquisas com ênfase em Alfabetização e Letramento. Foi bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação Moral - GEPPEM, vinculado a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós Graduada em Psicopedagogia pela UMESP; em Educação Especial, com foco em deficiência auditiva, pelo Centro Universitário Claretiano; em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL e Surdocegueira pela Faculdade Venda Nova do Imigrantes - Faveni. Mestre em Educação - Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com o foco na linha de Formação docente e profissionalidade.
Público-alvo
Professores graduados em licenciaturas, mas também, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais especialistas que podem atuar no processo inclusivo nas escolas públicas e/ou privadas.
Pré-requisito
Portadores de diploma de ensino superior das diversas áreas do conhecimento, devidamente registrado no Ministério da Educação.
Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA
- CPF
- RG
- Diploma de Graduação ou de Curso Superior
- Para candidatos estrangeiros o RNE
- Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado.
Ficou com dúvida?
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