Educação Especial E Inclusiva: Atualidades e Tecnologias
O modelo de Educação a Distância da Metodista:
- O modelo de Pós-Graduação da educação a distância da Universidade Metodista preza pelas relações entre o estudante, o professor e a tutoria. Neste sentido, cada disciplina é composta por momentos síncronos e assíncronos.
- Cada disciplina tem duração de uma quinzena. Você terá acesso a uma trilha de aprendizagem com indicações de leituras e atividades para aprofundar o conhecimento.
- Ao final da quinzena você terá um momento de interação diretamente com o professor que criou o conteúdo para tirar todas as dúvidas e rever os pontos importantes da disciplina.
- Outro pilar para que você se sinta amparado ao longo do processo é o atendimento de tutores especializados ao longo de toda a quinzena.
- As aulas ao vivo e on-line promovem uma comunidade de aprendizagem onde o conteúdo se torna mais significativo e prático. Cada aula é uma experiência única e enriquecedora e proporciona encontros com pessoas incríveis.
- Você também conta com a flexibilidade de poder realizar todas as atividades de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Os encontros ao vivo ficam gravados e todas as atividades possuem um prazo amplo e flexível.
Duração: 12 meses
Carga horária: 360 horas
Dias e horários: Quinta-feira da segunda semana da disciplina das 19h às 22h30, conforme calendário divulgado no curso.
Vagas: 100
Local: Ensino a Distância com aula ao vivo e online
Mensalidades para ingressantes em 2025: clique aqui
- Inscreva-se e receba mais informações sobre os eventos gratuitos do curso e sobre o oferecimento da próxima turma.
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva prevê uma imersão nos temas que perpassam os conteúdos específicos da Educação Especial e da inclusão escolar e seu aprofundamento que possibilitem o acompanhamento pedagógico dos alunos matriculados nessa modalidade educacional. Busca subsidiar profissionais de escolas públicas e privadas, além de profissionais de áreas correlatas, para ações, recursos e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação, além de possibilitar aos alunos com necessidades educacionais especiais uma aprendizagem significativa nas Salas de Recursos, nas salas comuns do ensino regular, de modo que a Educação Especial ocorra de forma colaborativa, transversalizada e integrada ao ensino comum, viabilizando a participação destes na escola e na sociedade de modo geral.
DIFERENCIAIS DO CURSO
O curso apresenta seu diferencial, sobretudo nos componentes curriculares, que tratam, de forma abrangente, de disciplinas, cujos desafios são os mais comumentes encontrados no cotidiano educacional, buscando responder às questões que são observadas nos períodos de estágio nas escolas públicas e privadas e são trazidas pelos alunos em salas de aulas nos cursos de licenciaturas. Com aulas ao vivo, promove o encontro entre professores e alunos de todo o Brasil e do exterior e proporciona um ambiente de aprendizagem que permite uma ampliação na rede de relacionamentos e troca de experiências entre todos os participantes do curso. Uma metodologia viva que promove aulas incríveis e inspiradoras.
PÚBLICO-ALVO
Professores graduados em licenciaturas, mas também, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e demais especialistas que podem atuar no processo inclusivo nas escolas públicas e/ou privadas.
OBJETIVO GERAL
Qualificar profissionais para a realização de práticas pedagógicas que respondam aos desafios do processo educacional inclusivo, identificando, compreendendo e criando estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem dos alunos que se encontram em situação de inclusão nas escolas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Discutir princípios e fundamentação teórica da Educação Inclusiva;
b) Analisar questões pertinentes à legislação e cotidiano de Políticas Públicas, Sociedade Inclusiva, Família e Escola;
c) Conhecer e analisar princípios e práticas de gestão, planejamento e avaliação de processo de Atendimento Educacional Especializado.
ESTRUTURA CURRICULAR
- TEMA 1 (36h) – Contexto Histórico e Fundamentos da Educação Inclusiva
- TEMA 2 (36h) – Tecnologia Assistiva e Novas Tecnologias
- TEMA 3 (36h) – Altas Habilidades/Superdotação
- TEMA 4 (36h) – Atendimento Educacional Especializado
- TEMA 5 (36h) – Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem
- TEMA 6 (36h) – Deficiência Auditiva, Surdez
- TEMA 7 (36h) – Deficiência Visual, Cegueira, Surdocegueira e Deficiência Múltipla
- TEMA 8 (36h) – Deficiência Intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento
- TEMA 9 (36h) – Políticas Públicas, Sociedade Inclusiva, Família e Escola
- TEMA 10 (36h) – Competências do profissional do futuro