Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Cobrança por êxito financeiro e sucesso pessoal leva à sociedade do cansaço moderna

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2022-11-10T15:14:45-03:00

Um post recente nas redes sociais fala sobre a pressa e aconselha: “Vai dar tempo de fazer tudo o que você precisa fazer. Você não está atrasado nem adiantado. Está no tempo certo... se acalme e abra a mente e o coração para tudo de bom que ainda vai acontecer”.

Mas quantos das centenas de seguidores daquele perfil que curtiram a mensagem realmente a praticam? Ao que tudo indica, poucos. O aumento exponencial de casos de ansiedade, depressão, síndrome de Burnout e ataques cardíacos é revelador de como o ambiente de superação e ambição imposto pelos tempos modernos adoeceu a humanidade.

“Somos desafiados pelo capitalismo a buscar o sucesso a qualquer custo. Não temos mais nossa individualidade, pois somos conhecidos apenas pelo currículo profissional”, afirma professora Renata Eisinger, dos cursos de Gestão e Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, ao palestrar sobre o ensaio do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han Sociedade do Cansaço - Uma Resposta às Enfermidades do Século 21.

Escrita em 2015, a obra já alertava para os sintomas psicossociais atuais devido à desenfreada busca por desempenho, pela exposição nas plataformas digitais de fatos exuberantes e positivos, para a superposição de tarefas pessoais e para o novo fenômeno denominado excesso de positividade. “Não podemos reclamar de nada, temos que ser sempre fortes diante de adversidades, ser sempre positivos”, advertiu a docente, que falou em mesa redonda do Congresso Metodista na noite de 26 de outubro.

Professora Renata reforçou a tese de Byung-Chul Han sobre o excesso de cobrança que a sociedade e nós mesmos nos impomos, na medida em que as pessoas são induzidas a se culpar se não obtiverem êxito financeiro. Para ela, a internet, os avisos frenéticos de aplicativos de mensagens e as redes sociais de influencers são grandes responsáveis por disseminar uma “vida cor-de-rosa” inexistente ou que enfatiza defeitos e reduz as qualidades dos seres humanos.

Descanso espiritual

“Não se trata de jogar tudo para o alto, mas de buscar um equilíbrio saudável. Precisamos desacelerar o ritmo, buscar descanso espiritual, contemplar a vida e comemorar vitórias nas pequenas coisas”, sugeriu a docente, citando que o doutorado de Byung-Chul Han foi feito sobre o pensamento do escritor e também filósofo Martin Heidegger a respeito da finitude da vida.

Exemplos de como a sociedade atual está cansada e adoecida foi mostrado pela plataforma Gente, que enumerou cinco causas do estresse: em 1º e 2º lugares empatados aparecem a pressão sobre nós mesmos e o medo da violência, em 3º não dormir o suficiente, em 4º não fazer o que gosta e em 5º, quantidade de dinheiro para viver. “O Ibope apurou que 98% dos brasileiros se sentem cansados mental e fisicamente”, apontou.

FotoRenataEisinger-Metodista.jpg  Foto2.jpg 

 

Veja mais sobre o Congresso.

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 28/10/2022

Reportar Erros