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Educação Libertadora em Paulo Freire e as Diretrizes Educacionais Metodistas

Coleção Educação e Extensão Universitária – Vol. I.

O livro discorre sobre educação libertadora em Paulo Freire, destacando aspectos fundamentais de sua pedagogia, breve histórico do contexto onde surge a educação libertadora e os desdobramentos em vários escritos do referido educador. São elencadas chaves de leitura para documentos no contexto de uma instituição educacional comunitária e confessional, no caso, as Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista, e as aproximações e diálogos com a educação libertadora freireana.

A extensão universitária como componente curricular

Coleção Educação e Extensão Universitária – Vol. II

O livro apresenta reflexões, estudos e práticas de extensão que constituem o processo de curricularização da extensão universitária adotado pelas Instituições Metodistas de Educação Superior a partir de novas matrizes curriculares. O conteúdo foi apresentado no âmbito de um curso de capacitação para a docência extensionista, objetivando curricularizar a extensão universitária e extensionalizar a instituição de ensino superior, articulado com a formação cidadã e a produção de mudanças seja no interior das instituições de ensino, seja na sociedade. 

Educação e Gestão: reflexões e desafios

O presente livro evidencia o quanto o fracasso escolar em terras brasileiras foi um projeto bem-sucedido. A pandemia da Covid-19 não gerou novos imbróglios na educação, apenas explicitou a falência do sistema público e sua discrepância com a educação particular. Este texto contribuirá para pensar temas pertinentes que vieram à tona e precisam ser considerados.

Coleção Pesquisa Narrativa Vol. I

A Coleção Pesquisa Narrativa, apresenta a proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender as experiências inserindo-as em contextos de pesquisa científica, buscando compreender as experiências compartilhadas pelos participantes à luz do arcabouço teórico aplicado e das percepções narrativas dos pesquisadores. O Volume I  –  Concepção, oferece ao leitor as ideias seminais que fundamentam metodologicamente a pesquisa narrativa materializadas em textos produzidos por docentes e discentes do PPGE/UMESP. 

Coleção Pesquisa Narrativa Vol. II

A Coleção Pesquisa Narrativa, apresenta a proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender as experiências inserindo-as em contextos de pesquisa científica. O Volume II – Inclusão, oferece ao leitor um panorama dos contextos cotidianos na perspectiva inclusiva da Educação em diferentes dimensões e espaços. Os trabalhos foram desenvolvidos, na sua maioria, por discentes do PPGE/UMESP, e por pesquisadores envolvidos com a Educação Inclusiva.

Organizações no século XXI: estratégias e transformações para a sustentabilidade

Este livro aborda importantes reflexões sobre as novas demandas da gestão de risco e da gestão empresarial, para modelos de produções mais limpos e tecnologicamente sustentáveis. Apresentamos novos modelos de negócios empresariais capazes de contribuir para uma economia circular justa e a diminuição da vulnerabilidade social.
Embarque nesta leitura, ela irá lhe apresentar análises de negócios sustentáveis para boas decisões em processos que exigem prioridades de investimentos, tecnologias e habilidades socioambientais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Experiências Educativas Inovadoras

No cenário atual planetário, de grandes turbulências com mudanças de atitudes e comportamentos, percebemos que algumas delas estão brotando de forma natural e outras forçadamente necessárias, para este novo momento de proteger toda a vida! 

Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não é o fator prioritário no meu ponto de vista. Mas, se cada ser humano, cada grupo, cada instituição, empresa, profissional, perceber que já faz ODS diariamente e mesmo os que nada ainda realizam, podem e devem ­começar hoje... pois, o tempo é invisível, é precioso, nos ensina, nos amadurece, portanto, é urgente e necessário ­aproveitar o tempo, para a real mudança nos valores e princípios que desejamos, aos quais norteiam nosso trabalho, nossa ­profissão, nossa educação e nossa vida!

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Práticas para o alcance da agenda 2030

Faltam nove anos pra 2030 e sabemos que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não serão alcançados totalmente. Mesmo assim, temos que acreditar em um futuro melhor, com oportunidades justas e equitativas, tanto para o meio ambiente, como para sociedade e economia. Este livro é um convite para conhecer, e quem sabe, para se inspirar em iniciativas que estão acontecendo no Brasil. Que tal conhecer um pouco melhor sobre os conceitos dos ODS e a  agenda 2030.

Educação para Sustentabilidade

Articulações Multidisciplinares

A educação ambiental é fundamental para conscientizar as pessoas e organizações, sobre a finitude do planeta e também sobre o aumento da vulnerabilidade Social. Os artigos apresentados neste livro, refletem a possibilidade da construção de um futuro de pessoas engajadas em ­promover o bem estar social e preservar a saúde do meio ambiente para todos os seres que nele habitam.


Tratando da Indissociabilidade: ensino, pesquisa, extensão

Este livro vem a público para dar a conhecer algumas ações que na vida acadêmica e na administração de uma Universidade são prioritárias. As marcas da gestão universitária podem ser expressas - e impressas - pelos termos, continuadamente reiterados, das ações encetadas no âmbito dos cursos de formacão profissional e de ações administrativas e docentes: interação e indissociabilidade, expressando eloquentemente as contra-posições desejadas aos processos fragmentários tradicionais do ensino superior.


Por uma educação transpessoal

O autor discorre sobre uma nova interpretação dos desafios da educação escolar, atualmente em crise, abordando aspectos que vão além dos tradicionalmente questionados, os fatores políticos e emocionais. O autor ainda sugere a denominada Educação Transpessoal, que abrange, entre outros aspectos, o fator espiritual, considerado essencial para o desenvolvimento humano.


Coordenações de Cursos Superiores – Novas competências e habilidades

Coordenações de Cursos Superiores – Novas competências e habilidades não é um livro qualquer. Em primeiro lugar, porque, apesar de escrito a quatro mãos – com as duas reflexões nele oferecidas –, ele é fruto de muitas mãos, a de coordenadores e coordenadoras de curso.


Autores Cidadãos - a sala de aula na perspectiva multirreferencial

Esta coletânea é caracterizada pela diversidade das temáticas apresentadas. Há uma multiplicidade de textos, diferentes abordagens, diversos referenciais teóricos, maneiras singulares que cada autor escolheu para colocar suas questões de pesquisa.


Ler as letras - por que educar meninas e mulheres

Embora os estudos históricos da autora cheguem até 1930 e ela anuncie a necessidade de aprofundar os estudos dos anos subsequêntes, suas reflexões finais tecem interessantes considerações sobre o feminismo e a partir daquela data até as atuais transformações e os novos desafios das relações de gênero.


Novas Tecnologias no Contexto Educacional

Os novos rumos que as sociedades modernas passaram a tomar a partir do impacto do uso de tecnologias cada vez mais avançadas, têm exigido das instituições educacionais uma revisão de seus conceitos, de seus métodos, de seus recursos, de seus paradigmas.


Políticas e Educação - múltiplas leituras

Políticas e Educação: múltiplas leituras é o primeiro número da série Educação e Realidade Brasileira, publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UMESP, destinado a educadores e profissionais interessados nas questões educacionais.


Cultura e Educação na Idade Média  

Luiz Jean Lauand (org.) 2ª. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

“Cultura e educação na Idade Média” compõe-se de mais de vinte textos - do século V ao XIII - , selecionados, traduzidos e apresentados por Luiz Jean Lauand.

Ante uma Idade Média ainda tão ignorada, a obra é uma amostra viva e variada dos valores da cultura e da pedagogia medievais. Assim, a religiosidade presente nos textos de Tomás de Aquino e de Boécio e também na coletânea das divertidas anedotas do Preto Maimundo, destinadas à formação do clero, ou ainda a ingenuidade da cultura popular, tão tipicamente medieval, com seu peculiar senso de humor, manifestam-se nas quatro peças de teatro aqui apresentadas.

Procurando em cada um de seus textos o diálogo com nosso tempo, o livro constitui autêntica vitrine da cultura e da educação na Idade Média, propiciando um encontro com seus mais sugestivos temas e um diálogo com seus principais autores.


Filosofia e Linguagem  

Jean Lauand   
São Paulo: Segmento, 2014
Para o filósofo e professor Jean Lauand, o mais etéreo conceito ganha viço se “descer” ao concreto. O autor de Filosofia e linguagem desconfia que há uma pedagogia do raciocínio antigo que, traduzida aos termos de hoje, vale para os dias de hoje. Tal estratégia filosófica – a de recuperar o antigo à luz do concreto que hoje nos desafia – requer um entendimento sobre o papel da linguagem na construção da realidade. 


Estudos em antropologia e Linguagem  

Rui Josgrilberg & Jean Lauand 

São Paulo: CemorocFeusp 2014

Este livro consta de três estudos dos autores, professores dos Programas de Pós Graduação em Educação e Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo. Voltados para a discussão com os doutorandos e mestrandos, os textos são dedicados ao papel da linguagem na Antropologia Filosófica e à dimensão antropológica do mito e da metáfora: temas fundamentais também para os estudos em Educação e Ciências da Religião.


Revista Educação & Linguagem

Avaliação Qualis: Área Multidisciplinar: Revista Educação & Linguagem - ISSN 1415-9902

Classificação: Nacional B2

Educação & Linguagem Nº 17

A revista Educação & Linguagem traz, neste seu número 17, um instigante dossiê sobre o corpo e a educação organizado pelo Prof. Dr. Danilo Di Manno de Almeida, docente-pesquisador do Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.


Educação & Linguagem Nº 16

Este número de Educação & Linguagem traz um dossiê rico e provocativo, organizado pelos docentes-pesquisadores Ana Paula Hey, Décio Azevedo Marques de Saes e Afrânio Mendes Catani, que coloca em foco a obra do eminente sociólogo francês Pierre Bourdieu.


Educação & Linguagem Nº 15

Ano 10, V.1, n.15. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2007.

Este número de Educação & Linguagem apresenta inicialmente o dossiê Formação de professores e Trabalho docente, elaborado sob a coordenação das professoras Marília Claret Geraes Duran docente-pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UMESP e Laurizete Ferragut Passos docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Educação & Linguagem Nº 14

Ano 9, V.1, n.14. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2006.

Este número de Educação & Linguagem apresenta inicialmente o dossiê Pesquisa em Educação, elaborado sob a coordenação da professora Bernardete Gatti, Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Educação & Linguagem Nº 13

Ano 9, V.1, n.13. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2006.

Este número de Educação & Linguagem apresenta inicialmente o dossiê Globalização e Educação, elaborado sob a coordenação dos professores José Eustáquio Romão, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (Uninove) e Elydio dos Santos Neto e Maria Leila Alves, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com a colaboração do Professor Moacir Gadotti da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).


Educação & Linguagem Nº 12

Ano 8, V.1, n.12. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2005.

Educação & Linguagem traz neste número o dossiê Educação Infantil: história, políticas e gestão.


Educação & Linguagem Nº 11

Ano 8, V.1, n.11. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2005.

Educação & Linguagem traz neste número o Dossiê Memórias na Educação.


Educação & Linguagem Nº 10

Ano 7, V.1, n.10. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2004.

Educação & Linguagem traz neste número o Dossiê Políticas do Ensino Superior considerando a oportunidade de contribuir para o debate das propostas de reforma deste ensino, que vêm sendo desencadeadas no País.


Educação & Linguagem Nº 9

Ano 7, V.1, n.9. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2004.

Com este número de Educação & Linguagem publicamos um conjunto de artigos que constituem o Dossiê Multirreferencialidade & Educação e que representam contribuições relevantes e instigantes sobre a temática. Com esta publicação marcamos o aspecto inovador deste número, tratando uma temática sob a forma de um dossiê.


Educação & Linguagem Nº 8

Ano 6, V.1, n.8. São Bernardo do Campo: UMESP, jul./dez. 2003.

Este número de Educação & Linguagem privilegia a discussão das relações tempo/espaço na pesquisa e na escola. Por que não utilizar a expressão cunhada por Nilda Alves (2003) "espaçotempo", para, como ela sugere, superar essa dicotomização herdada da ciência moderna? As relações espaçotempo na pesquisa e na escola são aqui entendidas como relações de desafios, de descobertas, de ressignificações, de construções enfim de novos espaçostempos, guardando, no entanto, as dimensões específicas da pesquisa e da educação escolar.


Educação & Linguagem Nº 7

Ano 6, V.1, n.7. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun. 2003.

Essa edição inaugura uma nova fase da revista Educação & Linguagem, a partir da alteração de sua periodicidade para semestral. Neste número, a comissão editorial da revista presta uma homenagem ao mestre Antônio Joaquim Severino. Publica um dossiê sobre Alfabetização, leitura e escrita e cinco artigos com a temática Alfabetização e letramento.


Educação & Linguagem Nº 6

Ano 5, V.1, n.6. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./dez. 2002

O número 6 da Revista Educação & Linguagem reúne artigos de pesquisadores de várias instituições e universidades brasileiras e da Universidade de Genebra. Os seguintes temas são focalizados: a escola brasileira e sua organização, linguagens da educação e educação e política.


Educação & Linguagem Nº 5

Ano 4, V.1, n.5. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./dez. 2001.

Este número cinco da Revista Educação & Linguagem reúne os textos dos participantes dos “Seminários Avançados” promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UMESP, durante o ano de 2001, e que tinham como objetivo problematizar o ensino na Universidade.


Educação & Linguagem Nº 4

Ano 4, V.1, n.4. São Bernardo do Campo: UMESP, edição especial. 2001

Esta coletânea de textos teve origem nos Seminários Temáticos do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp – no ano 2000. Estes seminários, organizados e coordenados pelos docentes do Programa, abordam diferentes aspectos da área educacional ligados à pesquisa e à docência, os quais são discutidos ao longo das quatro partes que compõem esta publicação: Professores: memórias, imagens, vozes e saberes.


Educação & Linguagem Nº 3

Ano 3, V.1, n.3. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./dez. 2000.

Este número de Educação & Linguagem inaugura um primeiro momento temático da revista, procurando trazer a público discussões e estudos a respeito das chamadas Tecnologias Educacionais, estimulando o debate, já instalado no campo educacional, sobre o que constitui suas virtudes, seus defeitos e suas repercussões sociais e políticas.


Cadernos de Educação - Reflexões e Debates

ISSN 1679-8104
Publicação do Programa. Circulação interna.

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