Congresso Científico aborda sustentabilidade e os impactos no comércio exterior no Brasil
Com o tema "A sustentabilidade e os impactos no comércio exterior no Brasil", o 24º Congresso de Iniciação e Produção Científica promoveu mesa redonda com Jeferson dos Santos, José Braz Goulart e Rogério Ambrosio. O encontro aconteceu em 26 outubro último e teve como objetivo enfatizar a interface que existe entre meio ambiente e comércio exterior, que, conforme exposto aos 130 alunos presentes, ganhou importância a partir da ECO Rio92.
Entre as discussões da mesa, os convidados debateram o quanto as questões ambientais interferem nos negócios internacionais do País, a responsabilidade social e as medidas necessárias para conseguir apoio internacional na preservação e desenvolvimento sustentável.
"O objetivo da conversa foi evidenciar a necessidade de conciliar os interesses entre o avanço do Comércio Exterior e as medidas para proteção do meio ambiente, seja por meio de leis ou de acordos internacionais ambientais. É essencial adotar uma postura mais sustentável em relação à utilização dos recursos naturais, além de entender a exigência cada vez maior entre os consumidores sobre a origem dos produtos e os efeitos de sua produção no meio ambiente", declarou Cintia Monteiro Fernandes, coordenadora dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo.
Os convidados ressaltaram no encontro que o governo busca fomentar práticas sustentáveis com objetivo de garantir a sustentabilidade financeira. A desoneração fiscal de setores que atuam com a economia limpa já́ é prevista pela Constituição Federal. Empresas que assumem o compromisso de praticar e divulgar ações direcionadas a um mundo melhor reforçam a imagem do seu negócio, trazendo publicidade positiva e aumentando a competitividade no mercado.
"Quando a empresa é certificada e busca em sua essência ações e resolução de problemas sociais e ambientais, quatro aspectos importantes de gestão são considerados: governança, funcionário, respeito ao meio ambiente e comunidade. É um modelo de negócios cujo objetivo é a melhoria desses fatores e dos respectivos processos", disse a coordenadora dos cursos de ADM e Comex.
Veja mais sobre o Congresso.